O exercício pode reduzir as chances de você ter câncer

A importância de um evento mundial como o Outubro Rosa e Novembro azul se faz necessário por nos últimos anos ocorrer um aumento substancial no número de casos de pessoas com câncer no mundo. Entre os fatores que mais determinam este aumento estão o estilo de vida, fumo, exposição a agentes químicos e fatores genéticos.

Nos últimos anos cresceu também o número de estudos que mostram que pessoas com um melhor condicionamento físico e que praticam atividade física regularmente possuem menos predisposição ao desenvolvimento do câncer e para quem já teve a doença, diminui-se as chances de desenvolver a doença e até mesmo de ocorrer a remissão da patologia.

Em um dos estudos recentes publicados na revista “Carcinogenesis” com o título “Inherent aerobic capacity dependente diffrerences in breast carcinogenesis” é mostrado o quanto da aptidão aeróbica pode ajudar no não aparecimento de um câncer.

Cada pessoa ao nascer, tem sua aptidão física que pode ser melhor desenvolvida com o treinamento ou diminuída com o sedentarismo. E neste estudo foi mostrado que através de uma boa influência genética, pode não ser desenvolvido o câncer. No estudo feito com ratos foi mostrado que animais com alta e baixa aptidão física tiveram diferenças importantes. Os que tinham baixa aptidão física estavam quatro vezes mais propensos a desenvolver câncer de mama ou outro câncer.

Embora o estudo tenha sido feito em ratos, há uma correlação muito grande com os humanos relatam os pesquisadores. Do ponto de vista genético, se seus pais são ativos, e mesmo que você seja sedentário, de acordo com o estudo, você tem grandes chances de ser mais resistente ao câncer.

A atividade física e sua aptidão física esta relacionada a uma maior longevidade, diminuição de mortes decorrentes do sedentarismo e agora ao perfil através de como esta seu estilo de vida. O que sabemos a cada dia é que não dá para ficar parado! Nosso bolso agradece e nossa saúde também! E agora até seus filhos poderão te agradecer no futuro!

Até a próxima!