O final de ano chegou…e com ele algumas dicas para não se perder no peso!

Qual a sua estratégia de sobrevivência para o Natal, Réveillon e festas de empresas?

Não é nenhum segredo que a maioria das pessoas ganha de 1 a 3 kg durante o mês de Dezembro. Sabia disso? Há comida em todas as partes e lugares aonde você vá, refeições especiais, presentes comestíveis, doces, bebidas, peru, chester… logo, o ganho de peso se torna praticamente inevitável… certo?

Calma, ainda não! Não vamos colocar isso como inevitável!

Para isso pedi ajuda a minha amiga Nutricionista Jackeline Taglieta, uma nutricionista que admiro muito para me ajudar nesta questão. Este problema comum está na fala de milhares de pessoas quando chega ao final de ano. Mas, vamos pensar em algumas estratégias de sobrevivência para manter o peso, ou pelo menos, engordar menos e deixar as gordurinhas da sua barriga e quadril, pelo menos do jeito que se encontram!

A dica de ouro para evitar os quilos a mais nas férias e festas de final de ano? Passar os próximos quatro semanas comendo como nossos antepassados, com 2 exceções diárias de alimentação. Nossos antepassados?

Eis o por que: os quilos que são ganhos nas férias são causados pela ingestão de muitos alimentos que também são ricos em carboidratos e açúcares simples. Lembra da regra: açúcar simples, muita caloria, muito armazenamento de energia de forma muita rápida e muitos gramas a mais no seu corpo! Logo:

Coma muitos vegetais frescos e de fibras no seu prato.

Coloque muita, muita salada.

Aproveite acompanhamentos vegetais

Coloque poucos vegetais ricos em amido, como batata, arroz e milho.

Proteína magra moderada como carne e ovos.

Prefira carne que tenha sido assada ou grelhadas.

Evite carnes fritas na gordura ou ovos fritos na gordura ruim.

Frutas secas nozes e sementes em moderação. Não vai achar que só porque é nozes que pode mandar ver!

Coma de 2 a 4 porções de frutas frescas para uma deliciosa sobremesa por dia almoço e janta.

Um punhado de nozes ou sementes para um lanche. Prefira-os nestes momentos.

Não coma açúcar, adicionados de frutas ou sementes.

Em seguida, coma duas pequenas exceções:

O produto pão ou cereais: Não consumir mais do que o tamanho de sua mão.

Doces ou confeitos: quanto menos, melhor.

Bebidas nas férias: no máximo 2 copos por dia. Para não causar muito estrago seja.

Este plano funciona porque ele permite que você desfrute de 2 exceções a cada dia. Isso incentiva você a escolher a comida “fraude” durante as férias que você realmente esperou o ano inteiro, ao contrário de se sentir obrigado a comer tudo que está à sua vista.

Não jogue tudo a perder! Planeje que está em tempo! Dá para aproveitar tudo! Sem deixar de comer ou fazer nada! Acredite! Até a próxima!