O poder do exercício físico pela manhã para o emagrecimento

Durante muito tempo por meio do “achismo” muitas pessoas mencionavam em conversas e bate papos que quem realizava atividade física pela manhã, tinha mais facilidade para perder peso e emagrecer. Um novo estudo do periódico “The International Journal of Obesity” com o título “The effects of exercise session timing on weight loss and components of energy balance: midwest exercise trial 2” mostrou que as pessoas que normalmente realizam sua atividade física antes do meio-dia perderam mais peso, em média, do que os homens e mulheres que normalmente se exercitavam depois das 15h (por razões desconhecidas, poucas pessoas frequentavam o ginásio entre o meio-dia e três).
Este fato se dá por intermédio do estudo de uma nova área da fisiologia, chamada: cronobiologia. Esta área estuda como o corpo reage quando fazemos algo de diferentes formas, jeitos e em diferentes horários. Diversos estudos já mostraram como as refeições controlam e afetam o seu peso, mas agora também está sendo visto como as refeições junto com a atividade física e em que horário pode afetar mais este controle de peso.
Neste estudo os pesquisadores descobriram diferenças entre quem realizava atividade física pela manhã e à noite. O grupo da manhã se tornou mais ativo durante o dia comparado ao da noite e eles acabaram comendo um pouco menos comparado ao grupo da noite. Estas diferenças acumuladas foram marcantes para que o grupo da manhã tivesse mais sucesso no emagrecimento do que o grupo da noite.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que apesar de uma forte evidencia estatística que formulou esta teoria, é necessário mais pesquisas para que isso seja dado como um fato, pois ainda restam outras variáveis a serem estudadas como o ciclo circadiano e grupos maiores de pesquisa além de um maior número de participantes.

De qualquer forma, os dois grupos foram beneficiados com a pratica da atividade física, independente do horário que foi realizado o experimento. A prática da atividade física é uma das formas de potencializar seu emagrecimento, pois além do gasto calórico durante o exercício , há um aumento do seu gasto calórico em repouso pós esforço físico, podendo chegar até a 12 horas após a sessão de exercício, dependendo da intensidade da realização da atividade física.

Independente do horário, todas as pessoas do estudo tiveram seus parâmetros de saúde melhorados. Isso corrobora com tudo o que já sabemos dos benefícios para a saúde da prática de uma atividade física. E para potencializar mais ainda seu emagrecimento, nada melhor do que associar bons hábitos alimentares com exercícios regulares. Pois não adianta nada acordar cedo, treinar e comer errado e dia inteiro, não é mesmo? Equilíbrio é a palavra do momento frente a tantas escolhas que devemos e poder fazer para nossa saúde. Então, vá devagar, mas sempre à frente! Até a próxima!