O que é ser um bom líder?

Humildade garante ao líder uma postura otimista e cativante

Todas as funções dentro de uma empresa tem grande importância para seu, desde o setor de limpeza e serviços gerais ao financeiro e recursos humanos, mas nenhum desses setores pode trabalhar bem sem que exista um direcionamento de fluxo de trabalho a ser seguido, e é aí aqui que a figura do bom líder faz toda a diferença.

Seja gerente, diretor ou proprietário de uma empresa, o líder é uma figura que pode inspirar a organização a trabalhar melhor e de forma mais unida. Assim sendo, algumas características são indispensáveis para todo bom líder.

1.BOA OBSERVAÇÃO

O líder é alguém capaz de observar as generalidades da empresa e encontrar focos de problemas que devem ser resolvidos, a curto e longo prazo, para que danos não sejam gerados à estrutura organizacional. Ele também deve ser alguém hábil para verificar as qualidades e acertos dos funcionários, com o objetivo de incentivá-los e impulsioná-los a continuar neste processo.

2. EMPATIA

Um bom coordenador, além de conhecer e valorizar as qualidades de sua equipe, deve também aprender a se colocar no lugar dela. É importante que o líder reconheça que as pessoas têm vidas pessoais, sentimentos e necessidades, e que trabalham melhor quando essas são satisfeitas. De nada adianta um chefe que cobra resultados, mas em nada devolve aos seus funcionários, os quais devem saber que podem contar com quem os está liderando.

3. COMUNICAÇÃO EFICIENTE

De acordo com a psicóloga Camila Petta, a comunicação eficiente dentro de uma organização é indispensável. “Comunicação é tudo, e a forma como o líder fala pode atrair ou afastar a equipe para as suas ideias”, afirma. É essencial que o chefe saiba comunicar-se com sua equipe, desde os menos aos mais instruídos, garantindo que todos tenham entendido as informações, e além disso ele deve estar aberto a ouvir os funcionários e suas ideias. Qualquer um se sente valorizado quando sua ideia é contabilizada.

4. CONFIANÇA

Um bom líder confia em seu time, mas isso só pode acontecer se ele confiar antes em si mesmo e em sua capacidade de direcionar tarefas e responsabilidades. Quem busca melhorar como coordenador deve trabalhar em si mesmo e em sua autoconfiança, refletindo antes de tomar atitudes que possam comprometer o seu crédito com a equipe.

5. HUMILDADE

Talvez a mais importante das características para um líder, e para que esse possa cumprir os passos anteriores é a humildade. Atitudes humildes e a certeza de que sempre se pode aprender algo, com qualquer que seja a pessoa, garante ao líder uma postura otimista e que conquista a equipe, ao contrário de alguém arrogante e cheio de si.

E O MAU LÍDER?

Segundo Camila, um líder ruim pode desestabilizar a equipe, chegando a causar até mesmos problemas de saúde aos funcionários, que passam grande parte de seu dia na empresa. “Com certeza um mau líder pode afetar os funcionários, que ficam estressados e mesmo preocupados com a manutenção do emprego”, explica. “Isso pode afetar a motivação e afundar a equipe”. Humildade garante ao líder uma postura otimista e cativante Freepik DICA RÁPIDA Você é capaz de manter o foco no que realmente é importante e prioritário no seu dia? Se você não consegue se organizar, então não consegue definir os seus objetivos e estabelecer suas próprias prioridades. Dessa forma, você não realizará o que realmente importa. Confira algumas dicas para treinar o seu cérebro a lidar com a sobrecarga e organizar as informações, de uma forma que, você aproveite melhor as suas capacidades.

TRANSCREVA DADOS

Evite sobrecarregar o seu cérebro. Para isso faça uma lista com os seus afazeres em vez de deixá-los na memória. Quando você coloca tudo no papel e fora de sua cabeça, te ajuda a pensar de forma objetiva, e permite que você tome as melhores decisões.

SEJA ORGANIZADO

Quando você consegue se organizar, automaticamente diminui a carga em seu cérebro. Que tal começar tendo um lugar designado para itens que é comum serem esquecidos, como chaves, óculos e celular? Dessa forma, o seu ambiente físico servirá como lembrete, o que vai aliviar a tensão do seu cérebro e assim passará a se lembrar das coisas.

(Mariana Requena)