O Que Pretendo Fazer no Futuro?

Muitas pessoas acabam se encontrando em um difícil dilema sobre o que fazer daqui a cinco, 10 ou 20 anos. “O que você pretende fazer no futuro?” é uma pergunta bem frequente em entrevistas de emprego e testes vocacionais. Muita gente, principalmente o estudante, se embola com essa pergunta. Mas isso pode ser superado.

Quer saber como descobrir a sua vocação e ao mesmo tempo traçar metas para os grandes objetivos de sua vida?

Descubra o que você quer e o porquê. Uma coisa que não adianta muito é ter vários objetivos na vida, mas não saber nem por onde começar. O xis da questão não é o que você quer da vida, mas o que você quer na vida. É preciso pensar em mais do que bens materiais (dinheiro e ganhos financeiros) e sociais (popularidade, fama e poder).

O prazer e o risco envolvidos, os prós e contras, a localização e o tempo gastos na profissão; tudo isso deve ser analisado com calma. Foque sempre no ser, pois o ter é uma consequência. Comece a refletir sobre o que realmente você deseja para si mesmo e as coisas que gostaria de fazer para conseguir isso para o seu futuro.

Priorize coisas. Depois que você descobrir o que realmente quer fazer para alcançar objetivos na sua vida, faça uma lista de tarefas e dê prioridade a ela. Não há um padrão a seguir. Simplesmente faça uma lista com o que você quer fazer na vida e analise como você fará para atingir suas finalidades. Assim, as coisas fluirão com mais clareza. Pense no que fazer para que as suas metas sejam realizadas em curto, médio e longo prazo.

Conheça os possíveis obstáculos que podem aparecer. Uma forma de saber como será a vida que você terá no seu futuro é conhecendo melhor o que poderá enfrentar. Parece ser uma observação bem pessimista, mas a verdade é que boa parte das frustrações que acontecem com as pessoas em relação ao futuro vem de pensamentos limitantes como “eu não imaginei isso”.

Faça um plano. Após o exercício da busca pelo seu futuro, você pode traçar um plano anotando todas as coisas que você deverá executar, e como deverá fazê-lo para chegar ao lugar que deseja. Ao contrário do item anterior, em que você apenas lista como fará para chegar ao objetivo desejado. a etapa agora é de execução. Destacamos aqui que, algumas vezes, bastam algumas medidas simples para possibilitar uma descoberta mais clara sobre si mesmo. E autoconhecimento é algo fundamental para atingir metas e objetivos na vida.

Execute o plano, mesmo que aos poucos. Um plano de futuro não é concretizado da noite para o dia. Por ser algo que pode levar tempo para ser realizado, as metas podem ser alcançadas aos poucos, no tempo certo. Por exemplo, se sua meta é se tornar um motorista, o primeiro passo é ingressar na autoescola e aprender a dirigir. Em seguida, é começar a poupar para comprar um carro.

Essas são algumas dicas úteis para você que não têm a certeza sobre o que fazer no futuro. Tome suas decisões com calma, mas fique tranquilo. Dará tudo certo!