O segredo das empresas de sucesso

“Você sabe que encontrou a felicidade quando vive um momento que não quer que acabe”. Com base nesta verdade dita pelo Filósofo Clóvis de Barros Filho, convido empresários e funcionários a se perguntarem: “É assim que me sinto na Empresa que trabalho?” Se a resposta for qualquer coisa diferente de um sonoro e coerente sim, não insista, pois o diagnóstico é desanimador a curto, médio e longo prazos, para todos.

Tenho observado com a experiência que tenho em grandes empresas que gerenciei pelo Brasil, nos atendimentos e Consultorias que faço e, juntamente com a Psicanálise, que as pessoas insistem em não querer enxergar o óbvio e elaboram seus planejamentos com base nas consequências e não nos sintomas e causas, o que tem trazido um caos corporativo, sem poupar setores ou abordagens.

Registre: fazer o que se ama é o princípio fundamental para qualquer coisa dar certo.

Não há limite ou obstáculo que segure uma pessoa que queira realmente realizar seu sonho. Observe que eu citei sonho, e se você tem um sonho, certamente você o ama, o quer.

Vejo, por exemplo, muitas empresas proporcionarem vários treinamentos a seus colaboradores; vejo algumas produtivas abordagens em Marketing, Finanças, RH, bons treinamentos em vendas, produção, excelência, liderança, etc., mas que são, na verdade, um grande desperdício de tempo e dinheiro. Não que estejam errados, mas é preciso entender que há uma crucial diferença entre eficiência e eficácia e uma latente falta de entendimento da base do que está fazendo a diferença entre empresas e pessoas de sucesso ou não, que é a conscientização da importância do QE (coeficiente de inteligência emocional) e o raciocínio é bem simples e objetivo: 80% do sucesso das Empresas e das Pessoas está ligado à Inteligência Emocional, conforme cita Daniel Goleman, considerado mundialmente o “pai” desse tema. Portanto, isso precisa ser avaliado e corrigido, antes de qualquer outra coisa, caso contrário, não surtirão efeitos.

Isto explica a existência de tantos chefes e de tão poucos líderes.
Isto explica demissões de colaboradores altamente técnicos (QI), tantos processos judiciais dolorosos, péssimos climas organizacionais, doenças emocionais causadas pelo trabalho, falta de resultados e crescimento. Prejuízo emocional e financeiro.

Se sua Empresa não tem atingido os resultados esperados ou se os colaboradores não estão com potência máxima no que fazem (seja no Departamento que for), saiba que um dos pilares mais poderosos para a transformação desse cenário está diretamente ligado ao nível do Gerenciamento Emocional existente nas Pessoas e na Organização.

Estamos na era do conhecimento, das redes; as pessoas estão cada vez mais exigentes, qualificadas. Não são mais “recursos” humanos… A base das decisões assertivas, do conhecimento e controle sobre si mesmo, do poder dos relacionamentos, da liderança, da comunicação, da motivação e da empatia estão incluídos no pacote da Inteligência Emocional. Empresas e pessoas que não se renderem a ela terão dificuldades cada vez maiores em seus planejamentos, resultados e sobrevivência.

Entenda melhor como isso realmente funciona, saia do círculo vicioso da derrota, resolva os problemas de forma inteligente e eficaz, agindo diretamente na raiz deles e comece, então, a ver sua empresa e sua vida trilharem o caminho do crescimento e do sucesso, num ambiente de alegria, prazer e prosperidade.