O sofá certo para o seu lar

Diferentes designes, revestimentos e composições destacam mais o item que é centro das atenções da sala de estar. (foto: Evelyn Muller)

O sofá é o centro da s atenções das salas. Não importa quantos objetos decorativos estejam ali, o estofado sempre será um destaque, pois é ali que as conversas fluirão e os convidados serão convidados a se sentar. Na hora de redecorar, esse móvel também merece um cuidado especial.

Para Camila Ambrósio, diretora comercial de empresa de estofados, antes da compra é preciso ter em mente qual o local destinado para o sofá e também a sua real finalidade. “Se for um móvel destinado ao home theater, o ideal é apostar em um encosto mais alto, com uma profundidade mínima de um metro, pois seu uso será mais descontraído.

No caso da sala de estar, espaço para receber, recomendamos uma profundidade menor e uma boa altura de assento, mais fácil para se levantar. Além disso, vale usar uma espuma de maior densidade com o intuito de não afundar”, afirma. Se o sofá ficará em áreas externas, é interessante selecionar tecidos mais resistentes ao desbotamento e enfraquecimento do acabamento. Tecidos impermeáveis são boas escolhas. Se sua casa tem animais domésticos, opte por estofados lona de algodão ou tecidos sintéticos, que são duráveis e fáceis de limpar. Evite sedas, veludos e outros tecidos fi nos e delicados.

O clima que se quer transmitir no local também tem muito a ver com o tecido do sofá. “Para a sala de estar ou o home theater, opte por um material de toque macio, que remeta ao aconchego. Ainda no estar, prefira tecidos mais nobres e imponentes a fi m de conquistar sofisticação. Por fi m, em locais de muito calor, a recomendação é recorrer ao linho ou algodão puros, materiais mais frescos. Para lugares frios, o veludo e a lã são boas pedidas”, orienta.

SOB MEDIDA

Para o público mais exigente, algumas empresas fazem a produção de estofado sob medida, que encaixe perfeitamente nas expectativas do consumidor. Como uma alfaiataria quem compra tem o poder de escolher o design, a composição, o revestimento e todos os detalhes do estofado que será o coração de sua sala.

Para receber visitas, o sofá deve altura de assento fácil para se levantar. (foto: Divulgação)
Qualidade deve ser aliada da beleza e conforto. (foto: Divulgação)

MANUTENÇÃO

Escolha feita, sofá alocado. Agora é hora de mantê- -lo com cuidado, para garantir que o estofado dure por bastante tempo. Mesmo antes disso os cuidados já começam com a compra do produto. “Uma boa escolha será determinante para o tempo de vida útil do móvel”, ressalta Camila. Escolha um móvel com madeira de boa qualidade, além de molas e espuma duráveis. Quanto mais resistente for o revestimento, mais fácil será a manutenção.

Para limpar, nada de produtos químicos que possam manchar o sofá novo. Diariamente, basta limpá-lo com um pano úmido e, para limpeza mais pesada, contrate uma empresa especializada. Cuidado: o barato pode sair caro.

Mariana Requena
[email protected]