Oficinas de arte neste fim de semana

Exposição de arte e tecnologia, focada na gambiologia, segue aberta para visitação até 8 de dezembro. (Crédito: Divulgação)

A exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano foi aberta no Sesc Piracicaba na última sexta-feira (6) e segue recebendo o público até 8 de dezembro, com entrada gratuita. A visitação acontece de terça a sexta, das 13h30 às 21h45, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Até o final da mostra, diversas outras atividades integram a programação. Em setembro haverá cursos e oficinas de construções: com papelão, de autômatos, de controle criativo de videogame, além das Gambiarras Para Cinema: Deslizador e Ring Light. No dia 22, às 10h15, a exposição terá uma programação especial: Visita com mediação em Libras.

Sob a curadoria de Fred Paulino, a proposta de Maquinações consiste em apresentar trabalhos que apostam na interação, na tecnologia analógica, na reutilização e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas. Do mesmo modo, as oficinas e cursos buscam despertar o lado criativo dos participantes. Os sábados do mês (21 e 28) contarão com a oficina Criações Com Papelão, com Amauri Ribeiro. O artista promove a criação de brinquedos com papelão. Nada de coisas mirabolantes, ao contrário, tudo simples e possível para iniciantes. A programação, gratuita, será das 10h30 às 12h, na Área de Exposições. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.
Integrando também a programação do Bora Brincar, iniciativa voltada para crianças e seus acompanhantes, nos domingos dias 22 e 29, o artista Du Salzane ministra a oficina Construção de Autômatos. A atividade, gratuita, acontece das 14h às 16h, na Varanda do Ginásio.
Gambiarras para Cinema – Dentro de uma produção cinematográfica são vários os equipamentos que garantem uma imagem perfeita. Em Gambiarras para o Cinema, o Coletivo Bodoque, formado por Chico Santos e Rafael Mellim, ensina como fazer um Deslizador (Mini-slider Dolly). Cada participante irá criar o seu deslizador, com materiais alternativos e duráveis. A atividade acontece nos dias 21 e 28, das 14h às 18h.

SERVIÇO
Visita com mediação em Libras. Dia 22, domingo, 10h15. Área de Exposições. Grátis. Livre.
Criações com papelão, (21 e 28), 10h30 às 12h. Área de Exposições. Grátis. Livre.
Bora Brincar: Construção de Autômatos. Dias 22 e 29, domingos, 14h às 16h. Varanda do Ginásio. Grátis. Livre.
Cinema: Deslizador (Mini-slider Dolly). 21 e 28, 14h, sábados, 18h. Espaço de Tecnologias e Artes. 16 anos.