Oficinas gratuitas de gravura acontecem na Pinacoteca Miguel Dutra

“Laboratório de Gravura – Experimentos Gráficos” é direcionado para pessoas acima dos 15 anos. (Foto: Mariana Requena)

Professores, artistas e jovens acima dos 15 anos têm a oportunidade de adquirir conhecimento nas técnicas de gravuras e da xilografia por meio da oficina “Laboratório de Gravura – Experimento Gráficos”. As aulas, que acontecerão na Pinacoteca Municipal, têm início hoje, às 14h, e acontecem sempre aos sábados, até o dia 26 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até sexta-feira (27), pelos telefones (19) 3433-4930 ou 99393-2744.

Os encontros, patrocinados pelo ProAC Municipal (Programa de Ação Cultural), abrangem a teoria sobre as técnicas da xilogravura, seu surgimento e importância, além de levarem os alunos a colocarem as “mãos na massa” para desenvolverem projetos que, ao final do curso, serão expostos na Pinacoteca. Todos os materiais para a produção são oferecidos pelos organizadores.

De acordo com Tony Azevedo, coordenador do projeto, a importância das aulas está na difusão da arte das gravuras em Piracicaba. “Esse projeto é um sonho que vem de muito tempo. Conhecendo o meio artístico da cidade, percebi que pouca produção aqui é relacionada às gravuras”, explica. “Os Laboratórios de Gravura têm o objetivo de amplificar e valorizar as gravuras enquanto processos de produção”.

Carla de Moraes, coordenadora de documentação do projeto, destaca a função de continuidade das oficinas. “A ideia é que os registros produzidos não sejam apenas destinados a provar para o ProAC que as verbas foram utilizadas de forma adequada, mas que sirvam como um legado e marquem essa trajetória”.

 

SERVIÇO
‘Laboratório de Gravura – Experimento Gráficos’. Início hoje, às 14h, na Pinacoteca Municipal (Rua Moraes Barros, 233). Inscrições pelos telefones 3433-4930 ou (19) 9 9393-2744.

 

Mariana Requena
[email protected]