Olhares Diversos tem abertura hoje

Acontece hoje, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, a abertura da exposição fotográfica Olhares Diversos. A mostra é composta por 40 imagens de autoria de Valmir Singh e Lucas Rafael, com curadoria de Alexandra Jacob e Odair Jorge Demarchi. As fotos retratam paisagens urbanas e cotidianas do interior paulista e de Curitiba (PR) e podem ser vistas até dia 24, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h, com entrada gratuita.
 
 
Para a abertura da exposição está programada uma apresentação audiovisual, como parte do projeto Essência, realizado por Rafael na cidade Pirassununga (SP), que mostra a convivência dele com uma família do bairro Itupeva, as observações quanto ao relacionamento familiar, as construções de casas com bambu, a falta de recursos e a essência de conexão entre eles.
 
 
Segundo a curadora Alexandra, a mostra recebeu o nome Olhares Diversos por se tratar do “resgate à essência do cotidiano”. “Representa aquilo que passa desapercebido aos olhos que estão acostumados a ver o todo, o tempo todo. Enxergaremos a delicadeza de cada caminho e o que há de mais colorido e natural, que mora dentro de nós, luz”, afirmou.
 
 
ARTISTAS — Valmir Singh, nascido em 1963, é paranaense do interior do Estado e residente em Curitiba. É advogado, engenheiro civil e tem especialização em administração industrial. A paixão dele pela fotografia teve início quando foi presenteado pelo próprio pai, aos dez anos de idade, com uma Olympus Trip 35 para fotografar obras de construção de ferrovias.
 
 
Lucas Rafael, que nasceu em 1997, é natural de Leme, interior de SP. Formado em Processos Fotográficos pela Escola Técnica Deputado Salim Sedeh, foi selecionado pela Convocatória Nova Fotografia do MIS (Museu da Imagem e do Som) de SP em 2016, onde expôs a série Álbum de Família, em 2017, durante 45 dias em uma das salas do museu. Já teve imagens expostas no Irã.
 
 
SERVIÇO — Exposição de fotos Olhares Diversos, na Pinacoteca Municipal (rua Moraes Barros, 233, Centro). Abertura: hoje, às 20h. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. Entrada gratuita. Informações: 3433-4930.