ONG conscientiza população para evitar abandono de cães

Associação Cinopira Ambient Dog faz, hoje, palestra inaugural no auditório da prefeitura, às 20 horas. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Associação Cinopira Ambient Dog realiza hoje uma palestra inaugural da entidade, que é voltada ao desenvolvimento da cinofilia – relação de amizade entre o ser humano e o cão. Um dos focos é o abandono de animais na cidade.

O evento acontece a partir das 20h no anfiteatro da prefeitura (Centro Cívico). Apesar de o lançamento oficial da Cinopira ocorrer nesta terça-feira, o fundador Aguinaldo Soares, policial militar da reserva, contou vem desenvolvendo uma série de atividades na cidade.

Soares auxiliou na formação dos canis da PM (Polícia Militar) e da Guarda Civil de Piracicaba e desenvolve programas de socialização e integração canina com tutores e cães. As atividades ocorrem no campo da Rua do Porto. “Aliamos área educacional com a social, auxiliando os tutores e os cães e procurando lares para os cães abandonados”, comentou.

Segundo ele, o brasileiro é um dos povos que mais gosta de cães no mundo, porém, não recebe nenhum tipo de educação formal a respeito do assunto, o que segundo ele gera inúmeras implicações no relacionamento entre o homem e o animal

Os cachorros passam a apresentar problemas de comportamento nos lares e o tutor não sabendo o que fazer acaba por abandonar esses animais, que passam a perambular pelas ruas da cidade vindo a transmitir doenças, ser hospedeiro de ectoparasitas, atacar as pessoas, atacar animais silvestres, provocar acidentes de trânsito, crias indesejadas, desejos que contaminam o solo e enormes prejuízos para os cofres públicos”, constatou.

Soares explicou que a Cinopira se preocupa com essa situação e nasceu com a finalidade de auxiliar a comunidade. “Criamos a Associação Cinopira Ambiente Dog, entidade sem fins lucrativos que visa desenvolver a Cinofilia na cidade de Piracicaba e região”, explicou.

Segundo fundador, a associação não tem fins lucrativos. “Nós buscamos parcerias entre a comunidade civil e militar bem como conhecimento e experiência entre os melhores educadores caninos do mundo”, afirmou.

Em setembro, a Cinopira realizou o 3º Meeting de Agility de Piracicaba. O agility é uma prática esportiva com cães na qual o dono (tutor) com o animal realizam ações. A atividade deixa o animal mais calmo e melhora a comunicação entre o dono e o cachorro.

Beto Silva

[email protected]