Ontario e Quebec: o melhor das culturas inglesa e francesa do Canadá

Ottawa

O Canadá recebe milhares de visitantes todo o ano e como é o segundo maior país do mundo em extensão (Atrás apenas da Rússia), fi ca difícil conhecer todas as regiões canadenses em apenas uma viagem. Se o seu desejo é de fincar os pés em uma região específica, o centro canadense, mais especificamente as províncias de Ontario e Quebec, é a boa opção. São as duas maiores províncias canadenses no quesito população (61,5% juntas) e PIB (58,15%) do Canadá e estão cheias de história, cultura, lazer e atrações, cada um com seu jeito, já que aqui a cultura anglófono e francófona andam lado a lado.

ONTARIO

Ontario possui o maior e principal centro financeiro do Canadá (Toronto), mas o que difere do resto do país é a quantidade de lagos, cerca de 250 mil, correspondente a um terço de água doce do planeta.

TORONTO

Maior cidade canadense e a capital da província, Toronto é a cidade mais multicultural do mundo, já que nas ruas é possível ouvir cerca de 140 línguas. A atração mais famosa da cidade é a CN Tower, torre de 553 metros é a terceira maior do mundo. Ela contém quatro níveis que permitem ao turista uma magnífica vista de qualquer andar, além de ter um restaurante giratório. O Museu Real de Ontario contém uma riquíssima história da província, porém o que impressiona é seu designer exterior, perfeito para chamar os turistas para dentro. A Casa Loma, um castelo medieval contém 98 cômodos e um jardim de 20 mil metros quadrados. Outro destaque é a Younge-Dundas Square, conhecida como a Times Square canadense.

Toronto

OTTAWA

Localizada no extremo leste da província, na divisa com Quebec, Ottawa é a capital federal e inesquecível para os visitantes, com suas atrações fantásticas e população vibrante. O Canal Rideau é um belíssimo rio que corta a cidade. Durante o rigoroso inverno, o rio fica congelado, se tornando a maior pista de patinação do mundo. O Parlament Hill, é a principal casa legislativa do Canadá e é possível visitar e almoçar no local, além de fazer um piquenique em seu encantador jardim. A Galeria Nacional de Arte é a maior do país e o ByWard Market contém uma deliciosa comida artesanal.

Ottawa

QUEBEC

Aqui o francês predomina, já que Quebec é a única província do país cujo idioma oficial é o francês e é descrito como um pedaço da Europa na América do Norte.

MONTREAL

Principal e maior cidade do Quebec, Montreal é a segunda maior cidade francófona do mundo, atrás apenas de Paris, e seus moradores (como em toda a província) têm o simpático apelido de “french” (franceses) ao redor do Canadá. A cultura francesa é facilmente identificada nas ruas, como a belíssima Catedral de Notre Dame, construída há mais de 300 anos e bem em frente a famosa Place d’Armes, considerada a principal praça da cidade.

Montreal

CIDADE DE QUEBEC

Considerada o coração francês da América do Norte, Cidade de Quebec, capital da província, é recheada de história, começando pelo grandioso Chatêau Frontenac, um castelo que mistura esplendor, sofisticação e beleza. Construído no século XIX, o local tem 650 luxuosos quartos e é aberto à visitação, além de ser o hotel mais fotografado do mundo. O Quartier Petit Champlain é uma rua chiquérrima em Quebec, com diversas lojas e restaurantes que valem a pena o passeio.

Mauro Adamoli