,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Roubo de carro termina em capotamento
  • Prefeitura vai pagar R$ 1 mi por mortes em enchente
  • Câmara reduz em 62% gastos com viagem

Lá e cá...mulheres!
Rosângela Camolese
08/03/2017 13h06
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Lá Lu Alckmin, cá Sandra Negri.

Lá Carmem Lúcia, cá, procuradoras, juízas e promotoras de nossa cidade.

Lá, Célia Leão, cá, Nancy Thame e Coronel Adriana Sgrignero.

Lá, Tarsila do Amaral, cá, as artistas plásticas que aquarelam nossa cidade. Lá, Marialva Barbosa, cá, Valdíza Caprânico. Lá, Ciça Pinto, cá, Maria Luziano. Lá Miriam Leitão, cá, Ude Valentini e Ângela Furlan. Lá, Ana Botafogo, cá, as talentosas bailarinas da terrinha. Lá Ivete Sangalo, cá, Bebé Salvego. Lá Cora Coralina, cá, as nossas sensíveis escritoras. Lá, Luíza Magazine, cá, Ivone Maluf. Lá Débora Valverde, cá Grace Alvarez (in memorian).

Lá Drª Marilene Rezende Melo, e cá, Drª Eliana Amâncio. Lá a Dadá da Bahia e cá, Alaíde Pecorari e o seu tradicional cuscuz da Arapuca do Hélio.

Lá, Fernanda Montenegro, cá, as atrizes piracicabanas que nos honram com sua atuação.

Lá e lá, Ângela Merkel e Michelle Bachelet. Cá e cá, Cidinha Mahle e Cinthia Pinotti. Lá, Drª Heloísa Gama Alves, e cá, Adriana Vieira e as batalhadoras do movimento LGBT. Lá e cá, mulheres trabalhando para a construção de uma cidade melhor, de Estados e de países mais justos. As de ontem que nos legaram com suas contribuições, o afinco com o trabalho e o afeto na construção das relações sociais, passando a todas e a todos de hoje a imagem de trabalhadoras incansáveis, de honestidade e especialmente, de carinho.

Orgulho-me deste dia que nos é dedicado; longe da pieguice do antimachismo, mas pelo reconhecimento justo sobre quem somos, como trabalhamos e como nos empenhamos para darmos exemplo e fazermos tudo com muito capricho.

E bem feito. Um reconhecimento internacional que tem origem nas lutas trabalhistas, mas que hoje, mais do que nunca, necessita de componentes necessários da integridade, para que lá e cá possamos recuperar a imagem primordial sobre o fazer político.

Em tempos de descrença generalizada, Piracicaba aparece nos rankings recentes como a segunda cidade mais bem administrada entre os 100 maiores municípios do país.

Como peessedebista de primeira hora, peço licença para orgulhar-me, também, com meu temperamento generoso, mas exigente em ter contribuído, junto à equipe da Semac e outros organismos, com passos decisivos para darmos ao campo da cultura - e mais recentemente, do turismo - um novo perfil de atuação.

Tempos difíceis, de poucos recursos e inúmeras carências da população por arte, cultura e lazer.

O nosso antigo Engenho Central, que outrora produzia açúcar, é hoje uma usina de de entretenimento, de fazer artístico - e de muito trabalho. Nossos Centros Culturais nos bairros ensinam às novas gerações os caminhos da cultura por meio da música, da dança, do teatro, do artesanato e outros.

Nossas festas tradicionais, inigualáveis e particulares também, reforçam nossa criatividade e amor pelo tradicionalismo piracicabano - um tradicionalismo de portas abertas, plural, feito por gente desta e de outras terras, que encontram nesta mulher, a Noiva da Colina, seu caminho de vida.

Ao observarmos o passado e vermos o quanto avançamos na conquista de direitos - sociais, trabalhistas, políticos - vemos que ainda temos muito a avançar.

Que este seja um período para refletirmos, olharmos à frente e fortalecer nossa presença e atuação como verdadeiras agentes de transformação da sociedade. Se não pude enumerar no primeiro parágrafo todas as grandes lideranças nacionais e locais e as milhares de mulheres anônimas, mães, educadoras, parceiras, companheiras e, sobretudo, especialistas em fazer o bem, que sintam-se igualmente aqui homenageadas e abraçadas por esse dia, que é nosso, de todas as que acreditam num futuro melhor, construindo no presente o Brasil que queremos e a Piracicaba que adoramos tanto.

Parabéns a todas as mulheres do nosso Brasil, molas propulsoras para um mundo melhor! Parabéns a todas as mulheres caipiracicabanas pelo Dia Internacional da Mulher!


Rosângela Camolese

É secretária da Ação Cultural.


 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar