,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Projetado por Paulo Mendes da Rocha, novo Sesc 24 de maio será aberto em agosto
  • Série do 'Fantástico' mostra médicos que 'driblam' dificuldades para salvar vidas
  • Maestro João Carlos Martins pede passagem para dois grandes talentos

Dez toques
Jaime Leitão
17/05/2017 06h55
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
1 - Para aprovar a reforma da Previdência, o governo Temer cede aqui, ali, para conseguir votos dos congressistas, acenando com cargos e  com descontos em multas e juros a prefeitos e produtores rurais devedores do fisco. O velho toma-lá-dá-cá não sai de cena. Os interesses do país e da população mais uma vez são deixados de lado.
 
2 - Trump é mesmo um trapalhão de marca maior. Dividiu dados ultrassecretos com a Rússia e, advertido do risco  dessa atitude, afirmou que a lei permite. Esse homem é um perigo. Despreparado até para cargos de menor importância, nunca poderia ser presidente de um país que, queiramos ou não,  tem muita força e influência em todo o mundo.
 
3 - Sérgio Moro não dorme em serviço. Sem atropelar as investigações, mas procurando não protelar as decisões ad eternum, o juiz anunciou que a sentença de Lula no processo em curso deverá sair até o  começo de julho. Por mais que os advogados queiram procrastinar a decisão, Sérgio Moro segue em frente.
 
4 - Morreu um dos publicitários mais criativos do país, o também artista plástico José Zaragoza,  aos 86 anos, um dos fundadores da agência DPZ, em 1968. Espanhol, estava radicado no Brasil há décadas e foi um dos mais importantes diretores de arte de agências publicitárias no Brasil, com muitos prêmios no Festival de Cannes, onde o Brasil tem grande destaque.
 
5 - O vírus da febre amarela está dando um nó nos cientistas porque agora descobriram que esse vírus demolidor sofreu oito mutações, o que pode explicar o atual surto no país. É algo assustador para cientistas. Para leigos, nem se fale.
 
6 - Com os políticos tradicionais em queda, os não tradicionais colocam as manguinhas de fora e já pensam em voos altos para 2018. Aventureiros não faltam e aparecerão em grande quantidade tentando ocupar espaço. Precisamos ficar atentos, de olhos vivos , para não cairmos em  uma enrascada.
 
7 - A Bienal de Veneza, uma das mais importantes mostras de arte contemporânea do mundo, foi inaugurada esta semana e está sendo criticada por não estar engajada em nenhum problema mundial, mas voltada para si mesma. O artista, sim, tem obrigação  de se posicionar politicamente, a sua arte não.
 
8 - A cada dois dias, uma bala perdida faz vítimas no Rio. E de três atingidos, mais de um morre.  De janeiro até 10 maio, de 66 pessoas, 23 morreram. Números de país em guerra. E quem disse que o Rio não está em guerra?
 
9 - O fim do foro privilegiado vem causando inquietação entre parlamentares, membros do Judiciário e militares. Afinal, quem sempre teve, não quer perder o privilégio, mas não é justo que alguns tenham foro privilegiado e a maioria da população não.
 
10 - O Brasileirão começou bem, com muitos gols. Dois times que se destacaram: Palmeiras e Ponte Preta, com goleadas. O São Paulo começou decepcionando e, não vai demorar muito,  a cabeça do técnico Rogério Ceni irá a prêmio.

Jaime Leitão

é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação


 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar