Organização do Encontro de Violas recebe inscrições para alunos ouvintes

O 1º Encontro Campestre de Violas, que acontecerá de 8 a 13 de fevereiro em uma chácara nas imediações de Piracicaba, está com inscrições abertas para quem quer participar do evento como aluno ouvinte. Interessados devem enviar e-mail para encontro.campestre@ gmail.com, informando o interesse. Nesta semana, a equipe organizadora do festival divulgou os nomes dos 20 selecionados para as aulas, saraus, palestras, entre outras atividades que integram o encontro. A lista está disponível no site encontrocampestredeviolas.com.br. Hoje é o último dia para que os escolhidos efetivem a inscrição, pagando R$ 200, conforme as orientações que receberam por e-mail, segundo a violista Roberta Marcinkowski, uma das organizadores da iniciativa.
 
De acordo com Roberta, houve 39 inscrições para o festival e a exigência era que os candidatos fossem maior de idade. “Um dos inscritos foi desqualificado porque ainda não tinha 18 anos. Além disso, foram avaliados os vídeos que todos enviaram, que deveriam ter entre 5 e 10 minutos de peças de viola”, comentou a organizadora, acrescentando que os responsáveis por atribuir notas às desenvolturas dos inscritos nos vídeos foram os violistas piracicabanos Gabriel Marin e Pedro Visockas, que completam o grupo de idealizadores do evento ao lado dos violistas conterrâneos Alexandre Razera e Renato Bandel. Todos eles estudaram em países da Europa e atualmente trabalham no Brasil como solistas, cameristas e na área pedagógica.
 
“Tivemos inscrições de várias partes do Brasil, como Pernambuco e Rio Grande do Norte. O nível dos candidatos está muito bom. O concerto de encerramento será, com certeza, ótimo. Iremos premiar, inclusive, aqueles que se destacarem no festival. Serão dois prêmios, um estojo para instrumento produzido pela empresa Art Case e um arco de viola feito pelo luthier André Amaral”, contou Roberta. Ela disse, ainda, que os selecionados que não efetivarem a inscrição até o prazo estabelecido terão as vagas ocupadas por aqueles que compõem a lista de suplentes.
 
As inscrições para alunos ouvintes no 1º Encontro Campestre de Violas são para os dias 9, 10, 11 e 12. São cinco vagas por dia e a participação diária custa R$ 100. Este valor dá direito a assistir à aula de um dos professores do festival no período da manhã, refeições na chácara (exceto café da manhã) e às outras atividades pedagógicas do dia escolhido, bem como certificado de aluno ouvinte. O preenchimento das vagas, neste caso, se dará por ordem de inscrição. Não é necessário ser músico. “O aluno ouvinte pode ser um amante da música ou um curioso da área”, afirmou Roberta.
 
CONCERTOS — Como parte do festival, serão realizados dois concertos abertos ao público na capela do bairro Monte Alegre, um de abertura, no primeiro dia do evento, com os professores, e outro de encerramento, no dia 13, com os alunos. São apoiadores do encontro os restaurantes Monte Sul e Vila Itália e o empresário Wilson Balu Guidotti Jr.