Os 10 anos da Etec Paulista Dep. Ary de Camargo Pedroso

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba

A Escola Técnica Estadual Dep. Ary de Camargo Pedroso mais conhecida como Etec Paulista – completou recentemente 10 anos. Assim como a Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, instalada no Centro da cidade, a Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso também fica em área nobre: no bairro Paulista. Piracicaba poder contar com duas unidades da Etec é uma prova de que o município exerce importante papel na economia do Estado de São Paulo.

Para trazer mais uma escola técnica estadual para a cidade, em 2007, na minha primeira gestão como prefeito, me empenhei muito levantando dados junto às empresas e sindicatos, associações de classe, com o objetivo de descobrir quais as áreas que necessitavam de mais mão de obra capacitada.

Concluída essa pesquisa, a Prefeitura também se envolveu na aquisição do terreno, tendo podido contar com o trabalho do ex-secretário de Governo, Luiz Nelson Scarpari. Terreno adquirido, foi a vez de a Secretaria Municipal de Obras elaborar o projeto e promover a licitação para a sua execução. Toda a obra da Etec foi financiada pela Prefeitura de Piracicaba. Ao término da construção, um projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para discussão e aprovação. O projeto tratava da cessão do imóvel para o Estado, que foi o responsável pela compra do mobiliário, equipamentos e contratação de professores para o início dos cursos.

Tanto que os primeiros cursos oferecidos na Etec Paulista foram criados de acordo com a demanda. Foi no ano de 2008 que as aulas começaram, mas a inauguração oficial ocorreu no dia 11 de agosto de 2009, com a presença do então governador José Serra e da diretora da Etec na época, Margarida Maria Mendonça de Almeida Leme. Dez anos depois, a Etec Paulista já formou mais de 3.200 jovens.

O ensino oferecido pela Etec Paulista é acompanhado de perto pela comunidade. A Etec tem Conselho Escolar, APM (Associação de Pais e Mestres), Grêmio Estudantil e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Os cursos oferecidos são: técnico em comércio, em instrumentação e equipamentos industriais, logística, automação industrial, informática, administração, informática para internet, recursos humanos, eletrônica e administração de banco de dados.

Assim como promove experiências escolares, a Etec Paulista também desenvolve programas sociais e incentiva a prática de esportes, além de atividades que envolvem arte, cultura e meio ambiente.

Ou seja, Piracicaba tem orgulho de sediar duas Etecs e de comemorar os dez anos da mais jovem delas, que segue a passos largos rumo ao futuro, formando nossos jovens e dando-lhes oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.