• Os sabores das festas juninas
  • Os sabores das festas juninas
  • Os sabores das festas juninas
  • Os sabores das festas juninas
  • Os sabores das festas juninas

Os sabores das festas juninas

Quem resiste aos pratos desta época? (foto: Amanda Vieira/JP)

Junho é mês de quermesse, quentão, milho verde, cuscuz. É tempo de festas juninas, de São João, Santo Antônio e São Pedro, celebrações que resgatam a cultura caipira do interior e reúnem essas e muitas outras delícias.

A chefe Michele Novembre, graduada pelo Senac e com experiência na cozinha e sala de aula, conta que a culinária junina faz parte da cultura de nossa região. “A redução da temperatura, nos dias que iniciam o mês de junho, favorece o interesse por alimentos que tragam conforto. É difícil encontrar alguém que tenha crescido no interior e que não goste dessa festa”, afirma.

As comemorações desse período reúnem a comunidade e despertam o espírito de colaboração. Prova disso são as festas juninas organizadas Associação Atlética Educando pelo Esporte. “Fazemos, todos os anos, a festa junina para as escolas COC, Raio de Sol e Colégio Equilíbrio”, afirma o presidente da instituição, Marcos Inforçato. “Todo o dinheiro arrecadado é destinado à entidade”.

A chef Michele também revela como preparar outra receita muito comum nas festas de junho: o cuscuz. Mole ou do tipo durinho, a iguaria agrada a maioria dos paladares e serve, praticamente, como refeição. Na mesa preparada pela decoradora Mariana Felleti, da À Mesa!, tudo parece ainda mais gostoso.

 

CUSCUZ DE PALMITO PUPUNHA

 

Ingredientes

*80g de farinha de milho em flocos;

*60g de farinha de mandioca;

*50 ml de azeite de oliva;

*120g de cebola cortada em cubos pequenos;

*10g de alho picado;

*150g de tomate cortado em cubos pequenos;

*60g de pimentão verde cortado em cubos pequenos;

*60g de pimentão vermelho cortado em cubos pequenos;

*60g de pimentão amarelo cortado em cubos pequenos;

*170g de molho de tomate;

*150g de palmito em conserva picado em cubos pequenos;

*70g de ervilha fresca;

*70g de milho em conserva;

*50g de azeitonas verdes picadas;

*1 folha de louro;

*2 ovos cozidos;

*20g de alecrim fresco picado;

*20g de manjericão fresco picado;

*20g de salsa;

*20g de cebolinha verde picada;

Modo de preparo

Numa panela, aqueça o azeite. Refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate e deixe refogar. Junte os pimentões e o molho de tomate. Refogue por mais alguns minutos.

Acrescente o palmito, o milho, as ervilhas, azeitonas, o louro e água quente em quantidade suficiente para produzir um caldo saboroso. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar uns minutos. Junte os ovos cozidos picados, o cheiro-verde e ervas.

Sobre a panela, vá jogando a mistura de farinha de milho e mandioca. Desfaça bem os flocos da farinha de milho com as mãos, de maneira que se consiga produzir um creme espesso e que solte da panela, porém não muito denso.

Unte uma forma com azeite e decore-a com os palmitos,as azeitonas e o ovo em rodelas. Despeje o cuscuz na forma preparada, tomando o cuidado de distribuir bem a massa, sem compactá-la demais. Deixe esfriar e desenforme.

 

Mariana Requena
[email protected]

Foto: Amanda Vieira