Os Saltimbancos Trapalhões, hoje,no Sesc

filme Zacarias, Mussum, Didi e Dedé são funcionários do Grand Circo Bartholo. ( Foto: Divulgação)

Como parte do projeto Meus Trapalhões do Sesc – que exibe ciclo com quatro filmes do quarteto de comediantes Didi, Dedé, Mussum e Zacarias – hoje, às 20h, a sessão traz o filme Os Saltimbancos Trapalhões. O intuito é fazer realizar um bom momento para rever e conhecer esse humor infantil que até hoje encanta e faz rir. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Estrelado em 1981, o filme brasileiro é baseado na peça teatral Os Saltimbancos, de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, adaptada para o português por Chico Buarque, por sua vez uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Foi dirigido por J. B. Tanko e o picadeiro utilizado no filme pertence ao Circo Irmãos Power.

Na trama, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, funcionários humildes, trabalham no Grand Circo Bartholo como contra-regras, mas arrumam tantas trapalhadas quando aparecem para o público que passam a ser número obrigatório e a maior atração, sendo explorados, em sua ingenuidade por Barão (Paulo Fortes), o dono do circo. A filha de Barão, Karina (Lucinha Lins), por quem Didi está apaixonado, é bailarina e namorada de Frank, o acrobata, que é objeto de desejo de Tigrana (Mila Moreira), a domadora de leões e assistente do perverso mágico e hipnotizador Assis Satã (Eduardo Conde). Enciumado, Satã conta que Frank está conscientizando os Trapalhões e promete afastá-lo de Karina e do circo, desde que seja dobrada sua participação nos lucros. Rapta Frank e o prende na casa onde Barão guarda o dinheiro que lucra, com o qual pretende reviver o fausto que a família teve no passado e arrumar um casamento milionário para Karina. Os Trapalhões, sonhando com a liberdade, e Karina, julgando ter sido abandonada por Frank, fogem para a cidade grande.

Em 2014, foi lançada uma versão para o teatro, Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical, montada por Charles Möeller e Claudio Botelho, no ano seguinte, foi confirmado um novo filme inspirada na peça. Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, que estreou em janeiro 2017, com Renato Aragão e Dedé Santana.

SERVIÇO — Exibição do filme Os Saltimbancos Trapalhões.Hoje, às 20h, no Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155 – Centro ). Informações: (19) 3437-9292.

(Da Redação)