OSP faz concertos acessíveis para deficientes visuais

Apresentações visam aproximar a música erudita desse público (foto: Rodrigo Alves)

 

Nos meses de setembro e outubro, os concertos vespertinos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) contarão com recursos de audiodescrição. A adoção da tecnologia assistida foi pensada para aproximar a música erudita dos deficientes visuais. As sessões com o uso da ferramenta acontecem às 17h30, no último sábado de cada mês, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita.

O programa inclui, em 28/09,  a Suíte Lírica, de Grieg, e Concerto para Piano nº1, Op.23, de Tchaikovsky. Em outubro, no dia 26, o concerto terá como regente o maestro convidado Thiago Tavares. As obras reservadas para o dia são Suíte Masquerade, de Khachaturian, Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, e Festa no Céu, de Ernst Mahle. O concerto homenageia o maestro Ernst Mahle pelos seus 90 anos.

“A linguagem da música é universal, porém, entendemos que o recurso permitirá que as pessoas com deficiência visual compreendam de forma mais ampla o conteúdo que será apresentado pela OSP. O nosso desejo é que elas tenham uma experiência mais completa do concerto”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente da Sinfônica de Piracicaba.

A audiodescrição começará cinco minutos antes dos concertos. O profissional transmitirá as notas proêmias, que contextualizarão o ambiente, as características do auditório, palco, cortinas, público, disposição da orquestra, posição do regente, dos instrumentos, entre outros.

Embora as sessões se iniciem às 17h30, a recomendação é que as pessoas com deficiência cheguem com 30 minutos de antecedência, para a retirada dos fones de ouvido. Será preciso deixar um documento com foto temporariamente pela posse do equipamento.

SERVIÇO

Concertos acessíveis da OSP. Em 28 de setembro e 26 de outubro, às 17h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto – Av. Independência, 277, Centro. Entrada gratuita. Distribuição antecipada de ingressos no www.megabilheteria.com ou uma hora antes das sessões, na bilheteria do teatro. Mais informações: (19) 3433-3264.

 

Da Redação