Outubro é dedicado a cultura afro

Programação oferece cursos, saraus, documentário e oficinas que abordam a cultura e a arte afro-brasileira. (Foto: Osmar Moura)

A arte e a cultura afro-brasileira são o destaque deste mês no Sesc. O tema de cursos, palestras, oficinas e bate papos é “Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras”, com a ideia de ressaltar respostas e soluções para a escassez da representatividade negra em ambientes tecnológicos e dar maior visão a arte afro-brasileira.

A ação reúne artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras para compartilharem seus conhecimentos. As atividades não ficam apenas no âmbito teórico, a programação consta com a prática, reprodução de documentários, saraus, musicais e artes visuais no ambiente digital, oficinas de games focadas em personagens negros e podcasts que abordam questões raciais.

A programação teve início, em Piracicaba, no último sábado, 5, com o curso Pintando a África com Acrílico e continua até o dia 26 deste mês, todos os sábados das 14h às 18h. Para participar é necessário ter 14 anos e fazer inscrição pelo site.

Outro curso que acontece ao longo do mês até novembro é a Introdução à história da arte afro-brasileira. O curso inicia com o universo da arte afro-brasileira em uma visão sociocultural de forma articulada e como as exposições desse tema desde o século 20. A aula começa hoje, 8, e prossegue até novembro, todas as terças-feiras das 19h às 21h30, com classificação livre.

No dia 11 de outubro tem início as aulas de crochê tunisiano, arte nascida no país norte-africano Tunísia. O curso Introdução ao Crochê Tunisiano, acontece com a educadora do Espaço de Tecnologias e Artes, Celene Rissato. A oficina ensina a fazer uma necessaire e será realizada às sextas-feiras, até o dia 1º de novembro, das 14h às 16h. A classificação é de 16 anos.

SERVIÇO

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras. Inscrições pelo site: sescsp.org. br/piracicaba ou na Central de Atendimento (19) 3437- 9292. Toda a programação dos eventos pelo: sescsp.org.br/ ETAemRede

Larissa Anunciato
[email protected]