Paixão de Cristo anuncia elenco

Ator Giovani Bruno será novamente o protagonista e Mayra Kristina interpretará Maria pela primeira vez. (Foto: Tiago Rochetto)

No domingo (15), a Associação Cultural e Teatral Guarantã – realizadora da Paixão de Cristo de Piracicaba desde 1989 – anunciou o elenco que irá compor a encenação do espetáculo de 2020, que acontecerá entre os dias 7 a 12 de abril. Para os papéis de Jesus e Maria, a 31ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba terá o ator Giovani Bruno novamente como protagonista e Mayra Kristina interpretará Maria pela primeira vez.

Representar a vida de Jesus é uma camada de vivência numa ‘escola mestra’. Faz-me como menino/homem, compreender a importância do amor para a humanidade, me faz pensar no meu papel como ‘Jesus’ na vida que tenho hoje. A luta por um melhor momento e tempo sem medo do que pode esperar no fim, mas apenas vivendo o que me foi incumbido: o agora. É paixão pela paixão, como um projeto grandioso e rico em nossa cidade. Significa também meu amadurecimento como artista e mais do que nunca como pessoa”, descreveu Giovani.

Mayra também se mostrou emocionada com sua escolha. “Falando pelo olhar religioso, Maria com certeza era e ainda me é a mulher mais importante para nós, humanos. Ao dizer ‘sim’ nos deu a oportunidade de sermos humanos do bem – muito diferente do que é hoje em dia praticado. Falando pelo olhar militante, a figura de Maria representa tantas Marias lutadoras, corajosas e da resistência. Viveu resistindo ao exílio, a pobreza, a perseguição de sua família e a toda injustiça que seu filho viveu. Então, para mim, resumindo pelos dois olhares, ser Maria na Paixão de Cristo é de uma responsabilidade tamanha e com certeza um lugar de representatividade para nós mulheres, mulheres pretas, mulheres de luta. Para nós faz toda a diferença”, declara emocionada.

Dentre a escolha dos demais personagens terá ainda Gabriel Mondini interpretando João Batista, José Carlos Moretti fazendo Anás e Marino Prudente, Caifás. Satanás será interpretado por Ivan Daniel, Judas por André Martins e Letícia Alves como Maria Madalena.

Compondo o Palácio de Herodes, Tânia Christofoletti interpretará Herodíades e Clara Vitória, Salomé. Herodes Antipas ficará a cargo de Alexandre Simon, Tarcizio Rafael representará Pilatos e Daniele Deliberali será Cláudia.

Pelo segundo ano consecutivo o pequeno Leonardo Yuji interpretará Jesus quando criança e Rafael Henrique Jesus adolescente.

Dentro da função social da arte temos que estar atentos a tudo que ocorre em nosso país e, por força do ofício, interagir artisticamente. Levando em conta as características épicas do espetáculo Paixão de Cristo, decidimos dar aos atores negros o merecido protagonismo. Brasileiros em sua maioria são negros, assim, nada mais natural que Jesus, Maria e José sejam representados à imagem e semelhança de nosso povo”, relatou Edvaldo Oliveira, assistente de direção de Marcos Thadeus, sobre a dupla de protagonistas negros.

Da Redação