• Paixão: elenco principal definido

Paixão: elenco principal definido

A 30º edição da Paixão de Cristo já tem o elenco principal definido. O espetáculo realizado em Piracicaba, pela Associação Cultural e Teatral Guarantã, tem entre as novidades desse ano, a escalação de dois atores para o papel de Jesus Cristo, que se revezarão entre os dias de apresentação. Um dos atores que possui o papel principal é negro, sendo a aposta do grupo para a inclusão racial na apresentação, assim como uma das atrizes que representará Maria, a mãe do Messias.

Para Leonardo Moraes, da Equipe de Produção do espetáculo, o destaque para Jesus em traços de raízes africanas é muito relevante. “A concepção do espetáculo não é religiosa, e sim artística e teatral, portanto a despadronização do que geralmente é apresentado à sociedade é para nós um troféu, que levanta a bandeira da igualdade racial”, declara.

O primeiro ensaio desta edição ocorreu na último domingo, 13, em novo horário – das 15 às 18h, e teve o objetivo de explanar o processo ao elenco e à equipe. Os atores, inscritos no ano anterior e divididos por meio de um processo seletivo, foram apresentados aos seus papéis e recepcionados durante um café da tarde. A abertura da peça foi a primeira parte abordada no ensaio.

As inscrições para o elenco de figuração são abertas à comunidade, e para participar não é necessária experiência teatral. Para inscrever-se os interessados devem comparecer ao Engenho Central aos domingos, durante os horários dos ensaios. Neste ano, as apresentações acontecerão, mais uma vez, no Engenho Central, entre os dias 14 e 21 de abril, com direção geral de Marcos Thadeus, assistência de Edvaldo Oliveira e produção de Anelisa Ferraz.

 

História

A encenação tradicional de Piracicaba, iniciada em 1990 e que neste ano completa 30 anos, conta os últimos dias de Jesus na Terra e seu sacrifício pela humanidade, e é considerada uma das maiores montagens cênicas do país. O Engenho Central é palco do evento, com capacidade para mais de 2.500 pessoas. O espetáculo dispõe de ambientação característica da época do Império Romano.

 

Mariana Requena

[email protected]