Palmeiras encerra “trilogia” diante do Grêmio no Pacaembu

Gustavo Scarpa fez o gol da vitória palmeirense no primeiro jogo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras enfrenta o Grêmio hoje, às 21h30, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores 2019. O Verdão venceu o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Gustavo Scarpa e jogo por um empate para avançar para a semifinal do torneio. Os gremistas precisam vencer por qualquer placar (menos 1 a 0) para avançar, sendo que se derrotar o Alviverde por 1 a 0 levará a decisão para os pênaltis. O jogo estava anteriormente marcado para o Allianz Parque, porém foi transferido em razão do show do Sandy e Junior.

Mesmo podendo empatar o jogo em casa para se classificar, os atletas do Palmeiras não pretendem entrar pensando nesta possibilidade, já que o s gaúchos tem qualidade para reverterem, como disse Gustavo Scarpa, autor do gol no Sul. “A vantagem é grande até começar o jogo, já que temos de ter cuidado porque é o Grêmio é uma equipe extremamente qualificada. Não podemos ser hipócritas de falar que não foi um bom resultado porque foi sim, mas temos de ter cuidado e procurar manter essa vantagem para conseguir a classificação”, finalizou o jogador.

Além da boa partida, Scarpa, que é um dos artilheiros da Libertadores com seis gols, comemorou a boa fase na equipe Alviverde. “Acredito que é o meu melhor momento no Palmeiras, estou tendo uma sequência legal agora. Espero conseguir melhorar ainda mais, não tem tempo para acomodar. Espero melhorar os meus números e os do Palmeiras também”, declarou o palmeirense.

Mesmo com a derrota no primeiro jogo, os atletas gremistas confiam na reação para chegar na semifinal pelo terceiro ano seguido. “O ambiente está tranquilo. O professor Renato (Gaúcho) procura sempre nos passar tranquilidade nestes momentos e isso não é de hoje e ele faz isso porque sabe da qualidade do grupo. Sabemos que será um adversário difícil e eles conquistaram uma boa vantagem jogando na nossa casa, mas o Grêmio não muda a postura jogando fora de casa e iremos com o objetivo de fazer um grande jogo lá”, disse o lateral-direito Leonardo Gomes.

O último jogo entre Palmeiras e Grêmio em São Paulo (também foi disputado no Pacaembu) foi pelo último Brasileirão e terminou com vitória Alviverde por 2 a 0, com dois gols de Deyverson. A última vitória gremista sobre o Verdão fora de casa foi pelo Brasileiro de 2008, quando venceu por 1 a 0, gol de Tcheco, no antigo Palestra Itália.

O Palmeiras tenta chegar pela 8ª vez na fase semifinal da Libertadores, sendo que alcançou este feito nos anos de 1961, 1968, 1971, 1999, 2000, 2001 e 2018, sendo que na década de 70 era disputado dois triangulares semifinais (seis times) para definir os dois finalistas. O Grêmio busca a semifinal pela 10ª vez, sendo a segunda consecutiva. O Imortal chegou a esta fase nos anos de 1983 (triangular semifinal), 1984 (triangular semifinal), 1995, 1996, 2002, 2007, 2009, 2017 e 2018.

Mauro Adamoli