Palmeiras enfrenta o Atlético Mineiro em BH para fazer história

Se não perder, Verdão chegará a 27 partidas invicto no Brasileirão

O Palmeiras enfrenta o Atlético Mineiro neste domingo (12), às 16h, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2019. O confronto é um dos mais aguardados da rodada, já que ambas as equipes estão invictas na competição (o Verdão tem sete pontos em nove possíveis, enquanto que o Galo tem 100% de aproveitamento) e venceram seus compromissos na Libertadores. A diferença entre eles foi que o Alviverde confirmou a primeira posição geral da Libertadores, enquanto que o Galo já entrou eliminado, mas confirmou vaga na Copa Sul-Americana.

Para o confronto deste final de semana, o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, se limitou a dizer que o rodízio de atletas continuará. “Ele (rodízio) será mantido. Serão três ou quatro mudanças certas para enfrentar o Atlético Mineiro. É isso que estamos fazendo durante toda a temporada e essa estratégia será mantida”, finalizou o treinador.

O Verdão, invicto há 26 jogos no Campeonato Brasileiro, igualou o recorde da histórica “Academia”, que conquistou essa marca nos anos 70. Caso não seja derrotado pelo Atlético, a equipe chegará a 27 jogos sem perder pela competição nacional, sendo a terceira maior marca da história da competição e a maior do clube. A equipe só ficará atrás do Botafogo, que ficou 42 jogos sem perder entre 1977 e 1978 e do Santa Cruz, que ficou 35 partidas invicto, também entre 1977 e 1978.

O Galo mineiro vem de quatro vitórias seguidas, sendo três fora de casa (Vasco, Ceará e Zamora-VEN) e vem motivado após um momento turbulento na temporada, após a perda do título estadual para o Cruzeiro e a eliminação na Libertadores. Outro fato interessante da equipe tem a ver com a sequência de jogos, já que após enfrentar o Verdão, a equipe enfrentará Santos, Flamengo e Grêmio. O atacante Ricardo Oliveira falou sobre essa dura sequência. “Agora, temos, nada mais nada menos, que o Palmeiras, um grande clube do futebol brasileiro. Jogar contra esses times é muito bom, muito gostoso, já que eles tem grandes jogadores, que vão dificultar a nossa vida, porém, certamente, vão te dar oportunidade de jogar. Acho que é aí que a gente precisa estar forte e focado, em busca dos nossos objetivos. O que mais me seduz é isso, poder enfrentar grandes clubes, grandes jogadores”, comentou o atleta.

O último jogo entre Galo e Verdão foi em Belo Horizonte, pelo Brasileirão de 2018 e terminou empatado em 1 a 1, com gols de Elias e Bruno Henrique, respectivamente. A última vitória só Alvinegro em casa neste confronto foi no Brasileiro de 2015, quando venceu por 2 a 1, com dois tentos de Lucas Pratto (Andrei Girotto fez o gol do Verdão). A última vitória só Alviverde sobre o Galo em Minas Gerais foi pelo Brasileiro de 2010, quando venceu por 2 a 1, gols de Marcos Assunção e Kleber Gladiador (Neto Berola descontou).

Mauro Adamoli