Palmeiras inicia a defesa do título contra o Fortaleza

Palmeiras volta a campo após se classificar na Libertadores

Após derrotar o Melgar-PER por 4 a 0 na cidade de Arequipa e se classificar pelo terceiro ano seguido as oitavas-de-final da Libertadores, O Palmeiras estreia neste domingo (28), às 19h, no Campeonato Brasileiro, competição na qual o Verdão é o atual e o maior campeão, com 10 títulos. O adversário será o Fortaleza-CE, um time inferior tecnicamente, porém vive um grande momento, já que conquistou recentemente o Campeonato Cearense, está nas oitavas-de-final da Copa do Brasil (assim como o Alviverde) e disputa as semifinais da Copa do Nordeste.

O Verdão defende uma invencibilidade de 23 jogos sem perder no Campeonato Brasileiro. O último revés foi diante do Fluminense no Rio de Janeiro, quando os paulistas perderam por 1 a 0 e o técnico Roger Machado foi demitido na ocasião. Depois daquele jogo foram 17 vitórias e seis empates, resultados que ocasionaram com o título brasileiro no final do ano. O técnico Luiz Felipe Scolari está invicto há 22 jogos no comando palmeirense no Brasileirão, já que assumiu o time um jogo depois da derrota para os cariocas. A última derrota do treinador no torneio nacional foi na segunda rodada da edição de 2015, quando ainda no comando do Grêmio, foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0. O último revés com o Palmeiras foi na vigésima quarta rodada do Brasileirão 2012, quando perdeu para o Vasco por 3 a 1.

O confronto também marcará o reencontro da torcida palmeirense com o técnico Rogério Ceni no Allianz Parque. Na arena palmeirense, o ídolo do rival São Paulo não tem boas recordações, já que foi derrotado tanto em seu último jogo como técnico, quanto como jogador no local. Em 2017, como técnico do São Paulo, foi derrotado por 3 a 0 pelo Paulistão. Como jogador, seu último jogo no campo palmeirense foi pelo Brasileirão 2015, também pela equipe Tricolor, no qual foi goleado por 4 a 0.

O último confronto entre Palmeiras e Fortaleza foi no antigo Palestra Itália, pelo campeonato Brasileiro de 2006. Na ocasião, o Verdão derrotou os cearenses pelo placar de 3 a 0, com gols de Paulo Baier, Enílton e Juninho Paulista, no que foi a última participação do Tricolor Cearense na primeira divisão nacional. O último triunfo do Fortaleza em São Paulo foi em 2005, quando derrotou os alviverdes por 2 a 1, com dois gols de Fumagalli, com Lúcio marcando o gol palmeirense.

Mauro Adamoli