Palmeiras vence o San Lorenzo e garante a liderança geral da Libertadores

Scarpa (direita) brilhou novamente e fez o gol da vitória em casa

O Palmeiras venceu o San Lorenzo, da Argentina, por 1 a 0 na noite da última quarta-feira (8), no Allianz Parque, pela última rodada da fase de grupo da Copa Libertadores 2019. Gustavo Scarpa marcou o único tento da partida. Com o resultado o Verdão garantiu a liderança do Grupo F e o primeiro lugar geral da competição, já que empatou em pontos com o Cruzeiro (15), porém fica a frente dos mineiros em razão do saldo de gols (12 a 9). Com esta posição, o Alviverde decidirá em casa todos os confrontos do mata-mata da Libertadores (das oitavas até a semifinal), independente do adversário. Os argentinos se classificaram na segunda posição.

O gol do Verdão saiu aos 24 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Scarpa a defesa argentina tirou parcialmente e a bola sobrou para Dudu, que cruzou na cabeça de Zé Rafael, obrigando o goleiro Monetti a fazer uma grande defesa. Gustavo Scarpa recuperou a bola e na entrada da área chutou e contou com uma falha do goleiro para fazer o único gol do jogo.

O técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, prevê muitas dificuldades nas próximas fases do torneio. “No início da Libertadores, se fosse prever candidatos ao título e as classificações, muitos de nós colocaríamos A ou B, mas A em primeiro (lugar no grupo). Em três ou quatro grupos não foi assim que aconteceu. Será uma Libertadores um pouco diferente”, disse o treinador.

O sorteio dos confrontos das Oitavas-de-Final da Libertadores 2019 será na segunda-feira (13), no Centro de Convenções da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), em Luque, no Paraguai. O Verdão estará no pote 1, ao lado de Cruzeiro, Internacional, Cerro Porteño-PAR, Libertad-PAR e Flamengo, além dos líderes dos grupos C e G, que serão conhecidos nesta noite. O adversário do Palmeiras será uma das equipes do Pote 2, que no momento estão presentes o Nacional-URU, River Plate-ARG (atual campeão), LDU-EQU, Grêmio, San Lorenzo-ARG e Emelec-EQU, além das equipes dos grupos citados anteriormente.

Olímpia-PAR (G. C) e Athletico Paranaense (G. G) já estavam classificados antes do começo da rodada, porém ainda não tinha suas respectivas lideranças garantidas. Godoy Cruz-ARG e Universidad de Concepción-CHI (Grupo C), Boca Juniors-ARG, Tolima-COL e Jorge Wilstermann-BOL ainda buscam a classificação.

Mauro Adamoli