Pane no SIP 156 “trava” agenda de castrações

Saúde informou que há vagas para castração em março (Foto: Amanda Vieira/JP) Saúde informou que há vagas para castração em março (Foto: Amanda Vieira/JP)

Uma pane no sistema de telefonia da Prefeitura de Piracicaba deixou o prédio incomunicável via telefone. O problema atingiu o atendimento à população por meio do SIP (Serviço de Informação à População) 156. Morador do bairro Higienópolis, Fábio Renato Ribeiro, contou que tentou acionar o serviço na terça-feira (19) para agendar a castração do seu gato.

Ele contou que a chamada não era atendida e 25 minutos mais tarde, quando enfim conseguiu falar com o atendente, foi informado que as vagas disponibilizadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já estavam preenchidas. “Eu tentei durante muito tempo e quando fui atendido me disseram que a agenda estava completa, isso é um absurdo”, reclamou.

Por meio da assessoria, a Secretaria de Saúde informou que o agendamento segue um protocolo. Quando aberto agendamento, na segunda-feira são agendados as cirurgias para cães e às terças-feiras para gatos. O setor orientou o morador a agendar o procedimento para o seu animal no mês de março. O novo agendamento ocorrerá no dia 25 para cães e 26 para gatos. Serão disponibilizadas 200 cirurgias, sendo 120 para cães e 80 para gatos. O atendimento por telefone será feito das 8h às 15h.

A pasta recomendou a população a ter em mãos – no momento da ligação – os documentos pessoas e papel e caneta para anotar as orientações.

PREVISÃO

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que ontem a operadora foi acionada para efetuar a correção no problema técnico na telefonia. Técnicos da empresa estiveram no prédio e constataram que o problema teve origem na central da própria Vivo em São Paulo, e que também afeta outros locais de Piracicaba e outros municípios paulistas. Segundo a prefeitura, a operadora não informou a previsão de solução do problema.

Beto Silva