Para aumentar público, Carnaval da Sapucaia voltará a ser gratuito

Um dos eventos carnavalescos mais tradicionais de Piracicaba, o bloco da Sapucaia voltará a ser gratuito. O desfile, que em 2016 teve 40 mil foliões, viu seu público ser reduzido no ano seguinte para 10 mil pessoas com a cobrança de abadás e áreas vips com valores que variavam de R$ 30 a R$ 120.
 
Para 2018, a expectativa dos organizadores é que entre 15 e 20 mil pessoas desçam a rua Moraes Barros no domingo (04) para acompanhar os trios elétricos e blocos. Neste ano, se completam 23 carnavais ininterruptos de celebração no Sapucaia.
 
Uma das novidades para 2018 é a votação para escolha da rainha da Sapucaia, que acontece no próximo dia 25, às 19h, na rua Riachuelo, 1522, e tem entrada gratuita. “Esse ano estamos realizando o concurso com 10 representantes de blocos que participam do desfile. A mais votada pelos jurados será a musa do bloco”, explicou Renato Freitas Sampaio, presidente da Associação de Amigos dos Moradores da Sapucaia (Asas), responsável pelo evento.
 
Entre as atrações previstas, estão cerca de 50 blocos que se revezarão durante o dia todo. “Apesar de não termos desfiles de escolas esse ano na cidade, conseguimos voltar ao mesmo número de blocos de 2015 e esperamos a presença de turistas da região”, disse o presidente da Asas, que também destacou a estrutura preparada, que contará com praça de alimentação no local e palco fixo para a apresentação de bandas.
 
Com o mote “Copa, Eleição, mesmo que a bolsa caia, todo mundo na Sapucaia”, o objetivo do desfile é resgatar os corações dos antigos foliões e manter a tradição popular. “Nosso tema tem a ver com o que vai acontecer no país e no mundo e também com nossa história, que assim como a da árvore que levamos no nome, é de resistência”, ressaltou Renato.
 
Com mais de duas décadas de história em Piracicaba, o bloco leva o nome da árvore centenária existente ao lado do estádio municipal, única sobrevivente do corte de um bosque na década de 60. Os foliões resolveram descer a avenida Moraes Barros para levar alegria ao trajeto, que nos outros dias do ano era palco de tristeza, por ser o caminho percorrido por cortejos fúnebres que rumavam ao cemitério da Saudade.
 
O trajeto do desfile começa com a concentração na Praça Irmãos Bonga a partir das 12h. Por volta das 16h, os foliões descem a rua Moraes Barros até a praça Santa Cruz, em seguida eles retornam pela rua Prudente de Moraes até o ponto de partida.
O evento deve contar com cerca de cinquenta profissionais de segurança privada, além do apoio da Guarda Civil e Polícia Militar. Também haverá fiscalização para coibir a atuação de ambulantes. A Semuttran fará a reorientação do trânsito, que ficará interditado no trajeto durante o dia.