Paulista de Jundiaí é campeão da 4ª divisão Estadual

Paulista conquistou mais um troféu para sua galeria. (Foto: Ale Vianna/Divulgação/FPF)

O Paulista de Jundiaí é o campeão do Campeonato Paulista Série B, competição equivalente a quarta divisão estadual. O Galo conquistou o título após dois empates diante do Marília, em 0 a 0 e 3 a 3, em Jundiaí e Marília, respectivamente. Já que obteve a melhor campanha na somatória de todas as fases, o Paulista jogava pelo empate. Vice- -campeão, o Marília também subiu para a Série A3 2020.

Na partida que definiu o título, o Paulista abriu ficou a frente do placar duas vezes, já que fez 1 a 0 com João Paulo, sofreu o empate, em gol marcado por Bruno, enquanto que o Galo fez o segundo tento com Matheus Morais. Buscando o título, o MAC empatou novamente com Breno e virou a partida com Dener. Porém, o Paulista empatou em 3 a 3 novamente com João Paulo e como jogava pelo empate, levantou a taça após o apito final.

Este foi o 10ª título estadual do Paulista de Jundiaí, já que o Galo foi bicampeão da Série A2 em 1968 e 2001 e tricampeão da Copa Paulista, em 1999, 2010 e 2011, além de conquistar dois títulos do Campeonato Paulista do Interior, em 1919 e 1921, e dois títulos (1969 e 1978) do Torneio José Ermirio de Moraes Filho, competição extinta. O Galo ainda foi vice-campeão da Série A1 em 2004. Em âmbito nacional, a equipe foi campeã brasileira da Série C em 2001 e sua grande glória foi a Copa do Brasil de 2005, competição que o credenciou a disputar a Taça Libertadores no ano seguinte.

Além de Paulista e Marília, a Série A3 do ano que vem contará com Velo Clube, Capivariano, Desportivo Brasil, Noroeste, Barretos, Comercial, Primavera, EC São Bernardo, Rio Preto, Batatais, Grêmio Osasco, Olímpia, Nacional e Linense.

Mauro Adamoli
[email protected]