Paulo Freire é homenageado em espetáculo teatral

Espetáculo tem elementos de linguagem do teatro de palco, de rua e do circo. (foto: Dalton Valério)

A força, os ensinamentos e a obra de um dos maiores educadores brasileiros são trazidos ao palco pelo ator Richard Riguetti na peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”, que será apresentada em Campinas entre 19 e 22 de julho. O espetáculo acontece no Barracão Teatro (Barão Geraldo) e no Auditório da Associação de Docentes da Unicamp.

No Barracão, as sessões acontecem nos dias 19 e 21 de julho (sexta-feira e domingo), às 20h. Os ingressos são gratuitos, limitados e devem ser retirados no local uma hora antes do espetáculo. Na Unicamp – exclusivamente para discentes e alunos – a apresentação será no dia 22 (segunda-feira), às 19h. A realização é do Grupo Off-Sina e do Espaço Cênico. Como as apresentações são gratuitas, o público pode contribuir com a quantia que quiser durante a passagem do “chapéu consciente”, após cada espetáculo.

A PEÇA

Com elementos de linguagem do teatro de palco, do teatro de rua e do circo, “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” oferece, em um monólogo de 70 minutos, uma reflexão sobre a sociedade e o planeta em constante mudança, a partir da ótica freiriana.

O protagonista é interpretado pelo ator Richard Riguetti, que comemora 40 anos de atividade artística como ator e palhaço. Junio Santos assina o roteiro e Luiz Antônio Rocha é responsável pela encenação. O ator e o diretor promovem uma roda de conversa com os espectadores sobre o mestre patrono da educação brasileira após cada apresentação.

Elencamos a figura de Paulo Freire por acreditarmos na abrangência e na profundidade da educação que ele propõe. A teoria freiriana, que tem como uma de suas bases o diálogo, possibilita a conscientização dos jovens com o objetivo de formar cidadãos transformadores das ordens social, econômica e política”, comenta Richard.

SERVIÇO

Paulo Freire, o Andarilho da Utopia, hoje (19) e domingo (21), no Barracão Teatro (rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo), Campinas, às 20h. Segunda (22), no Auditório da Associação de Docentes da Unicamp (avenida Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária), em Campinas, às 19h. Classificação 12 anos. Gratuito. Reservas pelo e-mail: [email protected]

Da Redação