Peça A Cortina da Babá tem sessões gratuitas no Sesi

 
O teatro do Sesi será palco hoje, às 15h, e amanhã, às 16h, para a peça A Cortina da Babá, que constitui-se em teatro de animações, sem palavras, que revela o colorido e as transparências dos bonecos nas sombras. As apresentações são do grupo Sobrevento, companhia de São Paulo, e fazem parte do programa Viagem Teatral do Sesi São Paulo, projeto criado com o propósito de dar um panorama da produção cênica brasileira, oferecendo ao público infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto os mais variados gêneros e modalidades de espetáculos. As sessões têm entrada gratuita.
 
 
A peça teatral, baseada em texto da inglesa Virginia Woolf, conta a história de uma babá que borda animais em uma cortina e acaba caindo no sono. As figuras bordadas ganham vida, brincam e tentam agradar uns aos outros, pois sentem pena por saberem que estão sob o encantamento da feiticeira, que é, justamente, a própria babá. Ao acordar de seu cochilo, tudo volta ao normal: os animais congelam-se, de volta, no tecido e ela continua a costurar. Na montagem, o grupo Sobrevento, sob orientação de Liang Juhn, diretor da Cia. de Arte Popular de Shaanxi, maior e mais importante companhia de teatro de sombras da China, explora a técnica de silhuetas multicoloridas, que ficou conhecida como sombra chinesa, além de técnicas ocidentais modernas e as tradicionais sombras de mão.
 
 
De acordo com a orientadora de artes cênicas do Sesi Piracicaba, Fatima Monis, os elementos da cena, as imagens, os bonecos de papéis e a manipulação de objetos na sombra ajudam o público a conhecer mais sobre a dramaturgia. “Temos uma formação de plateia muito grande, disponibilizando elementos culturais e refletindo, no teatro, o que ocorre no mundo, pois os temas artísticos estão junto dele. A arte traz a beleza estética e a contemplação de algo agradável que trabalha o subjetivo, sentimentos e sensações”, disse Fatima, que também é produtora do evento local.
 
 
O espetáculo já percorreu e ainda passará por outras cidades do interior paulista. Ele tem direção de Sandra Vargas e Luiz André Cherubini, criação do Grupo Sobrevento e direção musical de Pedro Paulo Bogossian. Os atores-manipuladores são Anderson Gangla, J.E.Tico, Agnaldo Souza, Marcelo Paixão, Giuliana Pellegrini e Sandra Vargas. André Cortez assina os cenários e figurinos. Marcelo Amaral é responsável pela operação de som e luz, enquanto Renato Machado pela iluminação.
 
 
SERVIÇO — Espetáculo teatral A Cortina da Babá, com o grupo Sobrevento. Hoje, às 15h, e amanhã, às 16h, no teatro do Sesi (avenida Luiz Ralf Benatti, 600, Vila Industrial). Entrada gratuita. Capacidade: 320 lugares — oito para pessoas com deficiência. Reservas podem ser feitas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Ingressos remanescentes serão distribuídos uma hora antes do início das sessões. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: livre. Informações: (19) 3403-5900.