Pela primeira vez, três mulheres concorrem ao prêmio de gol mais bonito do ano

Gol da camaronesa Ajara Nchout foi marcado na Copa do Mundo (Foto: Getty Images)

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) divulgou na última segunda-feira (19), a lista dos 10 gols que concorrerão ao Prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano. O prêmio é oferecida pela FIFA desde 2009 e pela primeira vez três mulheres foram indicadas no mesmo ano e com isso as chances de uma jogadora de conquistar o prêmio aumentaram. Ajara Nchout, Amy Rodriguez e Billie Simpson concorrerão contra craques do quilate de Messi e Ibrahimovic, além do brasileiro Matheus Cunha, do RB Leipzig-ALE.

O gol da camaronesa Ajara Nchout foi o único marcado na Copa do Mundo Feminina, disputada nos meses de junho e julho, na França. Na ocasião, sua Seleção empatava com a Nova Zelândia e estava sendo eliminada, porém Nchout marcou o tento no último minuto para dar a vitória para Camarões por 2 a 1 e classificar sua equipe para as oitavas de final do Mundial. A americana Amy Rodriguez marcou seu gol enquanto jogava pelo seu clube, Utah Royals, sobre o Sky Blue FC, na vitória de 1 a 0, pela NWSL (Liga Feminina Nacional de Futebol dos EUA). O gol da irlandesa Billie Simpson, foi com seu clube, sobre o Cliftonville Ladies.

Os atletas mais famosos da lista são Lionel Messi, do Barcelona-ESP, e Zlatan Ibrahimovic, do LA Galaxy-EUA. O gol do argentino foi o terceiro na goleada de seu time sobre o Real Bétis-ESP, pelo Campeonato Espanhol, enquanto que o sueco marcou na derrota da equipe californiana para o Toronto FC por 5 a 3, ainda no Campeonato Norte-Americano de 2018. O brasileiro Matheus Cunha, do RB Leipzig, fez o quarto na vitória de 4 a 2 sobre o Bayer Leverkusen, no Campeonato Alemão.

O gol do colombiano Juan Fernando Quintero, do River Plate, sobre Racing, o italiano Fábio Quagliarella, da Sampadoria sobre o Napoli; o inglês Andros Townsend, do Crystal Palace, sobre o Manchester City, e o húngaro Dániel Zsóri, do Debrecen sobre o Ferencváros são os outros concorrentes.

A primeira fase da votação será até o dia 1ª de setembro e os três mais votados serão apresentados para o comitê de lendas da FIFA, que decidirá o vencedor.

Ajara Nchout, da Seleção Camaronesa Feminina

Amy Rodriguez, do Utah Royals FC (EUA)

Billie Simpson, do Cliftonville Ladies (NIRL)

Lionel Messi, do Barcelona (ESP)

Zlatan Ibrahimovic, do LA Galaxy (EUA)

Matheus Cunha, do RB Leipzig (ALE)

Fábio Quagliarella, da Sampdoria (ITA)

Juan Fernando Quintero, do River Plate (ARG)

Dániel Zsóri, do Debrecen (HUN)

Andros Townsend, do Crystal Palace (ING)

Mauro Adamoli