Pelotão Ambiental e Disk Animais promovem leilão de 13 animais nesta segunda

Lance mínimo será de R$ 8 mil. (Claudinho Coradini/JP)

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, por meio do Pelotão Ambiental e Disk Animais, promove amanhã (2), às 9h, o leilão do lote de 13 animais excedentes do Curral Municipal. Entre eles, cavalos, éguas, mula, vaca e boi. O lance inicial será de R$ 8 mil.

O subinspetor Mendes, que é encarregado do Pelotão Ambiental e Disk Animais disse que os animais que serão leiloados foram resgatados das ruas, como um cavalo, que aparentemente tinha sofrido maus-tratos e foi retirado das imediações de uma rodovia da cidade.

De acordo com a Sedema, o leilão tem como objetivo destinar os animais recolhidos nas ocorrências e que não foram procurados pelos responsáveis no prazo de dez dias, conforme dispõem os artigos 102 e 103 da Lei Complementar 178/06.

“Nosso espaço não é suficiente para acolher todos os animais, por isso precisamos da realização do leilão, explicou o subinspetor Mendes, que também é encarregado do Pelotão Ambiental e Disk Animais.

Os interessados devem comparecer a sede do
Disk Animais (rua Alberto Coral, 1500, na Estação Experimental de Cana), às 9h. No entanto, é necessário que o arrematante tenha inscrição da propriedade no EDA (Escritório de Defesa Agropecuária de Piracicaba), pois o arrematante só poderá sair do Curral com o GTA (Guia de Trânsito de Animais). “A proposta de fazer o leilão por lote é porque alguns animais já estão idosos, e corríamos o risco de ter rejeição”, explicou Mendes.

Segundo ele, após a retirada dos animais, não é feito nenhum tipo de acompanhamento. A proposta é que os próximos animais leiloados sejam chipados, pois já ocorreu casos de recolhermos novamente, um animal que já tinha sido leiloado anteriormente”, explicou Mendes.

 

 

Cristiani Azanha

[email protected]