Pesadelos, sustos e noites mal dormidas: crianças e adolescentes com distúrbios do sono podem ter sérios problemas odontológicos

Vídeo: saiba como a odontologia atua para melhorar a respiração e o sono
por meio do tratamento dos dentes e maxilar.

Em entrevista à TV JP, a Dra. Rosana Albertini, da Clínica Albertini Odontologia Ortho Funcional – referência em odontologia na medicina do sono – alerta que grande parte dos problemas respiratórios que fazem com que crianças e adolescentes tenham noites mal dormidas relacionam-se diretamente com a má formação da arcada dentária e do maxilar.

De acordo com a especialista, os ossos mal desenvolvidos e os dentes remontados podem obstruir as vias respiratórias e impedir o fluxo de ar, ocasionando a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O sono não reparador, por sua vez, pode causar danos ao desenvolvimento intelectual da criança, déficit de atenção e de memória, entre outros males.

As chances de se evitar estas complicações são grandes, segundo a doutora. Mas é muito importante que o acompanhamento se inicie bem cedo, desde a fase da amamentação e dos dentes de leite.

Assista ao vídeo com a entrevista completa.

A Clínica Albertini fica na rua Dom Pedro I, 507, Centro. Telefone: 3434-0616.

 

Acompanhe a série de entrevistas com os profissionais que são referência na cidade. Mais informações: 3428-4150.