• Pilates prioriza isometria perfeita e o equilíbrio do corpo e da mente
  • Pilates prioriza isometria perfeita e o equilíbrio do corpo e da mente

Pilates prioriza isometria perfeita e o equilíbrio do corpo e da mente

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br

 

O pilates é uma atividade física que tem como objetivo o controle e fortalecimento dos músculos do corpo, além de conferir maior elasticidade ao praticante, ajustar a postura e melhorar o contorno corporal.

Indicado para todas as idades e considerado por alguns especialistas como uma terapia, já que os exercícios são individualizados, a atividade tem ganhado cada vez mais praticantes ao longo dos anos, e várias celebridades aderiram ao pilates como exercício favorito, entre elas a rainha do pop, Madonna, e as atrizes Jennifer Aniston, Isis Valderde e Grazi Massafera, que dividem, com os fãs, os exercícios nas redes sociais.

Apesar de ser uma atividade comumente realizada em estúdios especializados, algumas técnicas do pilates podem ser aplicadas em casa, e a Arraso + traz a você algumas dicas para você aplicar o exercício no conforto do lar sem a necessidade de adquirir equipamentos caros.

ABDOMINAIS

Os abdominais são importantíssimos para a tonificação e definição do músculos não só do abdômen, mas também das costas e glúteos.

Como fazer?

O exercício pode ser realizado com ou sem o apoio da bola suíça. Para isso, deixe o corpo estendido e com as pernas elevadas – pode ser usada a bola para manter as pernas no alto, ou um outro apoio, como sofá ou cadeira. Coloque os braços na cabeça, contraia o abdômen e eleve o corpo como se fosse se sentar, sempre tentando concentrar a força nos músculos abdominais.

A respiração também é um fator importante, portanto inspire quando abaixar o tronco e solte o ar quando levantar. Repita cinco séries com 10 abdominais em cada uma.

BRIDGE

Esse exercício que, como o nome sugere, tem o objetivo de formar uma ponte com o corpo, ajuda no fortalecimento dos glúteos, braços e pernas.

Como fazer?

Deite-se e estique os braços próximos ao corpo, mantenha os pés apoiados no chão com os joelhos flexionados em 90º. Levante o quadril do chão apoiando-se nas pernas.

Contraia o abdômen e o glúteo, mantendo a posição por cerca de 20 a 30 segundos. Repita o exercício cinco vezes.

GIRO

Para fortalecer a parte interna da perna, a coxa e a pelve, esse exercício necessita da bola suíça para ser realizado.

Como fazer?

Deite-se com os braços estendidos ao lado do corpo e apoie as pernas na bola, elevando o quadril e tentando mantê-lo estabilizado, enquanto gira a bola em sentido horário e anti-horário, sem permitir que os glúteos toquem o chão.

Repita cinco séries com oito vezes para cada lado.

Não tem desculpas para manter a saúde em dia, mas é bom lembrar que o pilates só trará resultados se realizado juntamente com uma dieta equilibrada e o acompanhamento de um especialista.