Piracicaba adere ao Sistema Detecta do Governo do Estado

PC Proposta prevê adequação das 118 câmeras da Cemel. ( Amanda Vieira/JP)

Dez radares de velocidade foram ligados ao Sistema Detecta, sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, após a adesão da Prefeitura de Piracicaba. A proposta é que a ferramenta possa ser adequada às câmeras da Cemel (Central de Monitoramento), administrada pela Guarda Civil.O projeto de lei do convênio já foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
A comandante da Guarda Civil (GC), Lucineide Aparecida Maciel, explicou que o Sistema Detecta vai interligar as câmeras com radares pela tecnologia de OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), para reconhecimento de placas dos veículos integradas ao Detecta, pelo sistema radar.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) informou que, por meio do convênio serão feitas ações conjuntas entre Estado e Município, voltadas à prevenção de crime e de violência. “A proposta objetiva apenas a integração de dados, dentro dos sistemas hoje já existentes no município e daqueles que vierem a existir, não representando qualquer aumento das despesas públicas, nem implicando em repasses de recursos entre os órgãos do Estado e município” explicou Barjas.

O Detecta vai permitir a emissão de alertas de situações de crimes e integrar bancos de dados policiais e de outros órgãos, como RDO (Registro Digital de Ocorrência) utilizado pela Polícia Civil para registros de boletim de ocorrência, bem como o sistema operacional da Polícia Militar por meio do telefone 190, informações de veículos e motoristas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), entre outros.

O comandante do 10ºBPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Willians de Cerqueira Leite Martins ressaltou a importância da ferramenta na soma de esforços das forças de segurança. “Além da interação entre as polícias é possível estender os resultados com outras cidades que já adotam o sistema. Melhorando a segurança na região e no Estado”, afirmou Cerqueira.
De acordo com a última estatística divulgada pela SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), Piracicaba tem registrado em média de 40% de queda dos números de furto e roubo a veículos. O diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) Antonio Luis Tuckumantel afirmou que essa importante tecnologia também será usada pelo Setor de Inteligência da corporação. “Piracicaba tem se destacado nas ações conjuntas entre as polícias civil, militar e Guarda Civil. O sistema vai aperfeiçoar as investigações.”

(Cristiani Azanha)