Piracicaba antecipa em 5 anos a meta de crianças em creche

Pesquisa aponta que cidade tem mais que o dobro da média nacional de crianças matriculadas em creches. (foto: Amanda Vieira/JP)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, recentemente, dados da mais recente Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) Contínua, que agrupa informações trimestrais sobre o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões do Brasil. Na área da educação infantil, dois dados revelam o protagonismo de Piracicaba em relação aos demais municípios brasileiros: a cidade tem mais que o dobro da média nacional de crianças matriculadas em creches e a meta definida para 2024 já foi atingida pelo município.

De acordo com os números disponibilizados pelo Censo Escolar 2019 do IBGE, as 89 escolas municipais de educação infantil possuem 10.881 crianças atendidas, o que corresponde a 61,03% da demanda local. Já a rede privada responde por 1.944 (10,79%), totalizando 71,82%, ou 12.825 crianças de zero a três anos matriculadas. Quando comparados à média nacional, que é de 34,3%, os números confirmam que Piracicaba conquistou a Meta 1, que é de 50%, cinco anos antes do prazo definido pelo Plano Nacional de Educação, do Ministério da Educação.

O prefeito Barjas Negri comentou as informações, elogiando o trabalho sério que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando. Segundo ele, os números expressam o esforço que o município vem realizando para aplicar os recursos de forma correta, com planejamento e critérios técnicos. Já a Secretária Municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa enfatizou o trabalho de sua equipe e a importância dos investimentos realizados pela prefeitura.

Sobre a posição de liderança de Piracicaba em relação à média dos municípios brasileiros, relativamente a crianças de zero a três anos matriculadas em creches, a secretária lembrou que houve uma evolução expressiva nos últimos quinze anos. “Em 2004 tínhamos 2.783 crianças nas creches da prefeitura, hoje, são 10.881 crianças que atendemos diariamente”, disse.

PRÉ-ESCOLA

Outro dado positivo na educação infantil, refere-se à pré-escola. As matrículas de crianças com idade entre quatro e cinco anos também evoluíram e a cidade já atingiu 100% da Meta 1, enquanto a média nacional foi de 92,4%. Desse total, 89,76% das crianças estão matriculadas na rede pública, e 10,24% nas escolas particulares.

“Os bons índices divulgados pelo IBGE refletem o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba na educação, com investimentos realizados na construção, ampliação e incorporação de escolas, contratação e capacitação de professores, equipes gestoras e servidores, que estão comprometidos com educação de qualidade. Além disso, é importante destacar que os investimentos na rede são realizados constantemente e, por esse motivo, garantem a melhoria gradual da qualidade da educação oferecida em nossas escolas”, concluiu.

 

Da Redação