Piracicaba dá primeiro passo para integrar tecnologias de segurança

Evento reuniu órgãos que apresentaram suas tecnologias usadas no combate ao crime. (Foto: Amanda Vieira / JP)

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, promoveu, na manhã de ontem, o Seminário de Integração de Tecnologias, no Auditório do Ipasp.

O objetivo do encontro, segundo o secretário de trânsito, Jorge Akira, foi que os órgãos convidados – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Estapar Estacionamentos e Centro de Informática da Prefeitura – pudessem apresentar suas tecnologias auxiliares na garantia de segurança da população e que, a partir disso, exista um ponto de partida para a integração desses recursos.

“Cada órgão tem o seu instrumento de trabalho específico, mas percebemos uma falta de entrosamento entre as áreas. Há uma necessidade de integração em muitas questões, como a segurança pública”, afirma Akira. “É um primeiro encontro para que daqui, por meio de uma conversa direta entre os órgãos, possa se desenrolar a integração total dos sistemas, que é benéfica para a população”.

Akira exemplifica o assunto com o sistema de monitoramento de trânsito por radares da Semuttran, por meio do qual as placas dos carros são lidas e informações relevantes, como no caso do roubo de um veículo, podem ser enviadas para a Guarda Civil e Polícia Militar, agilizando o processo de busca. Caso exista integração dos sistemas, essa ação aconteceria de forma automática.

Para Lucineide Maciel, comandante da Guarda Municipal, a importância da integração das tecnologias está na junção de recursos. “Com a integração das instituições e suas tecnologias, há uma otimização do trabalho em benefício do morador”, diz. “O objetivo desse seminário é nos informar sobre as tecnologias que cada órgão está utilizando para que possamos nos unir e melhorar o armazenamento e compartilhamento de informações, o que torna o trabalho na área da segurança mais rápido e eficiente”.

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br