Piracicaba é 3ª do estado em emissão de passaporte

emissão Em dez meses, a média mensal já superou a marca do ano 2017. ( Foto: Claudinho Coradini/ JP)

A Polícia Federal de Piracicaba está entre as três delegacias do Estado de São Paulo no ranking de emissão de passaportes. A afirmação é do delegado Rodrigo de Campos de Costa, que está à frente da PF na cidade há sete meses. De acordo com os dados fornecidos pelo setor de passaporte da delegacia em Piracicaba, durante todo o no ano passado foram emitidos 40.082 passaportes, uma média mensal de 3.340 unidades. Neste ano, de janeiro a outubro a delegacia contabilizou 36.414 passaportes totalizando uma emissão de 3.341 documentos por mês.

Para o policial, entre os motivos da procura por Piracicaba para a emissão de passaportes está o fato de ser uma delegacia do interior paulista que atende a mais de 20 cidades e pelas características econômicas da região. “A região aqui é economicamente rica, nós temos municípios como Rio Claro, Americana e Limeira que são municípios que têm uma capacidade financeira boa, com isso as pessoas acabam viajando mais. Piracicaba também é uma cidade rica, muito boa, uma cidade próspera e isso faz com que aumente a procura pela emissão de passaporte”, explicou.

O setor de emissão de passaporte fica no Shopping Piracicaba e, apesae da demanda alta, ocorre de maneira tranquila. “A nossa agenda está tranquila, apesar de sermos uma das três delegacias do Estado de São Paulo que mais emite passaportes”, destacou.

EMISSÃO — Para requerer o passaporte, o interessado deve preencher o formulário eletrônico no site da PF (www.pf.gov.br), gerar e pagar boleto da taxa para confirmação de agendamento da data para ida ao posto da PF. No dia e horário agendados, o interessado deve comparecer no posto com o comprovante de pagamento do boleto e do agendamento, o protocolo da solicitação, e os seus documentos originais.

Segundo Costa, é importante lembrar que, para homens de 19 a 45 anos, é necessário comprovar quitação com o serviço militar obrigatório e para os naturalizados brasileiros trazer certificado de naturalização e CPF. Se a pessoa for menor de 18 anos, deve-se levar o CPF do responsável.Para crianças menores de 3 anos: uma foto facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.

(Beto Silva)