Piracicaba é 3ª em pesquisa sobre satisfação cultural

cultural Apresentações de Orquestra Sinfônica são mensais na cidade. (Arquivo /JP)

Piracicaba se destacou em ranking sobre a satisfação com o setor cultural. Foi eleita a terceira cidade entre as cinco melhores colocadas do aglomerado urbano, com alto grau de satisfação no segmento de cultura. É o que aponta a pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no 2º trimestre em 12 municípios da região. O levantamento ouviu 400 entrevistados.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Paulo Gomes, para metade dos piracicabanos, a cultura da cidade está “ótima” ou “boa”. Outros 34% avaliaram o segmento como “regular”, enquanto 16% estão insatisfeitos com a área.

A Indsat também apontou quais moradores são considerados os mais satisfeitos com a Cultura, de acordo com o perfil dos entrevistados. Piracicabanos que têm entre 31 e 50 anos são os que mais aprovam a área. Ao analisar apenas a escolaridade, o índice de satisfação é maior entre moradores com ensino fundamental.

A Indsat também realizou a pesquisa nos dois últimos trimestres. No final do ano passado, a cultura havia fechado com grau médio de satisfação. A classificação se repetiu no 1º trimestre de 2018, quando o segmento registrou 603 pontos. No segundo trimestre, os resultados avançaram.

A Indsat avalia 16 serviços públicos a cada três meses em 12 cidades da região, realizando 4.800 entrevistas. Atualmente, Piracicaba ocupa a 3ª posição no ranking de cultura entre os municípios do grupo. “A margem de erro da pesquisa é de 4,5% sob o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi feita a domicilio, de casa em casa, através de um sorteio aleatório de residências distribuídas pelos setores censitários de Piracicaba, conforme o censo do IBGE de 2010”, explicou Gomes.

“O resultado dessa pesquisa é importante para o município e, principalmente, para os funcionários que, por meio de um trabalho em equipe, se dedicam a levar cultura e entretenimento para as pessoas. Queremos fazer mais para que Piracicaba atinja um grau ainda maior de cultura, diante dessa pesquisa. Contamos também com associações, grupos, entidades ligadas à cultura e patrocinadores que nos ajudam a chegar nesse patamar”, afirmou a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese.

A Indsat foi criada em julho de 2013 e tem como objetivo gerar conteúdos e informações sobre os principais serviços e agentes públicos dos municípios.

(Raquel Soares)