Piracicaba é tema de samba-enredo no Carnaval

A escola de samba TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras), homenageará Piracicaba no desfile de Carnaval de São Paulo deste ano, com o enredo “Da Vila Nova da Constituição ao Brasil caipira… Os parceiros do RioBonito; TUP conta Piracicaba na Avenida!”. O desfile das escolas paulistanas acontecem no começo de março, e a TUP, que integra o Grupo 2 da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP) se apresentará no domingo (3).

O presidente da TUP, Marcelo Lima diz que a escolha se deu em razão de Piracicaba ser uma cidade padrão e estar em constante evolução em relação a qualidade de vida para seus moradores. “Já fizemos um enredo sobre a cidade há seis anos e nossa apresentação foi muito boa. Além de ser um município histórico, conheço alguns piracicabanos que fazem parte da nossa torcida”, comenta Lima. O enredo da TUP será dividido em duas partes, já que foi uma forma que a escola encontrou de aliar a história com a modernidade, como explica o carnavalesco Marcos Góes. “Contaremos uma parte diferente do que já foi faladonas apresentações anteriores. A primeira parte falaremos da fundação de Piracicaba, desde quando toda essa região era de mata Atlântica, de como foi a colonização e os primeiros passos da cidade”, explica Góes.

Na segunda, será a Piracicaba atual. “Nesta parte, falaremos um pouco da música, das pessoas que foram ilustres para o desenvolvimento, além de um pouco da cultura e das lendas dos municípios”, detalha Góes, que ressalta que a escola não falará dos temas de outros carnavais. Por ser uma escolha de samba ligada a um clube de futebol, a TUP terá uma ala em sua apresentação para falar um pouco do XV. “Não tem como falar de Piracicaba sem falar do XV. Convocarei os meninos da torcida do Nhô Quim para participarem e prestigiarem o desfile”, contou Lima, que lembrou que há expectativa para que o promotor Paulo Castilho também participe do evento.

 

Mauro Adamoli