Piracicaba ganha 33 pontos de descarte de lixo eletrônico nos postos de combustíveis

Tambor identificado para descarte do lixo eletrônico Tambor identificado para descarte do lixo eletrônico (Foto: Divulgação)

Piracicaba é um dos municípios contemplados com pontos de coleta de lixo eletrônico, por meio do programa “Ecotroca + Descarte Eletrônico”, do Recap, o Sindicato dos Postos do Combustíveis. Já são 33 postos na cidade com pontos de coleta, que permitem descarte de pilhas, baterias e eletrônicos. Ao todo, 90 cidades receberão a ação ainda em abril, totalizando quase 600 locais.

A ação é pioneira no setor, visando a sustentabilidade, além de maior comodidade à população, já que os postos de combustíveis que fazem essa coleta são diversos e de fácil acesso, espalhados por toda região. A iniciativa começou a ser implantada em março. Os postos participantes são equipados com um tambor identificado, além de uma placa com informações do programa.

O presidente do Recap, Flávio Campos, ressalta que a medida contribui para o meio ambiente e é necessária diante da atual realidade. “Estamos em um cenário em que faltam políticas públicas eficientes, além da conscientização da população do impacto que o descarte irregular tem. Os metais pesados e plásticos são muito danosos à saúde e sobrecarregam os aterros sanitários dos municípios, com grande prejuízo ambiental. Por isso, resolvemos entrar nessa causa e contribuir com as cidades”, disse.

A expectativa é que o Programa “Ecotroca + Descarte Eletrônicos” do Recap recolha cerca de três toneladas de equipamentos por mês. A lista completa dos postos participantes está disponível no site do Recap.

COMO FUNCIONA?

Todo o lixo eletrônico descartado nos postos participantes é recolhido pela empresa Ambipar. Esses materiais serão levados à cidade de Nova Odessa, onde ocorre o processo de manufatura reversa – o equipamento é desmontado e as peças são separadas conforme o tipo de material para que cada uma receba a destinação correta. Exemplo: os plásticos, depois de separados, são triturados e se tornam matérias-primas para confecção de maletas, bancos e vários outros tipos de produtos. Já o ferro volta para a siderurgia e, assim, cada item vai sendo encaminhado de forma sustentável.

 PROGRAMA ECOTROCA

O Recap saiu à frente no setor quando lançou o Programa Ecotroca Resíduos, em 2010. Na ocasião, os postos de combustíveis participantes passaram a fazer a coleta e destinação correta de todos os resíduos que são gerados pelo estabelecimento durante a troca de óleo dos veículos. Com o slogan “Faz bem pro seu carro e pra natureza”, o objetivo foi estabelecer uma relação de confiança, transparência e credibilidade com o consumidor. A própria Ambipar faz o recolhimento de filtros, papéis, estopas e demais resíduos para a destinação adequada. Com os anos de consolidação, foi possível agora, em 2019, expandir o programa também para o lixo eletrônico.