Piracicaba imuniza 95% do público-alvo

vacina No total 35.138 crianças foram imunizadas. (Foto: Arquivo /JP)

Três dias após a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo até dia 14, Piracicaba atingiu as metas da cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde e imunizou 95% do público-alvo, que são crianças com idade de 1 ano e menores de 5 anos. Levantamento divulgado ontem pela Secretaria da Saúde informa que foram vacinadas 17.686 crianças contra a paralisia infantil (96,21%) e outras 17.452 contra sarampo (94,94%).

Apesar da meta conquistada, as ações de imunização e vacinação na atenção básica seguem normalmente na cidade, sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica), e das 8h às 16 horas, em USFs (Unidade de Saúde da Família). De acordo com levantamento da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). Até ontem, foram 4.039 doses aplicadas em crianças com um ano, 4.358 com dois anos, 4.705 com três anos e 4.584 com quatro anos contra a poliomielite; e, contra sarampo, outras 3.927 doses em crianças com um ano, 4.325 com dois anos, 4.660 com três anos e 4.540 com 4 anos.

“A dificuldade deste ano para atingirmos as metas da campanha nacional de poliomielite e sarampo exige uma reflexão mais apurada dos profissionais de saúde e dos gestores públicos, porque revela que algo novo está acontecendo na sociedade, em termos de mentalidade, sobre imunização infantil. Por outro lado, o empenho e a dedicação da rede no que envolve as equipes da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica diante das dificuldades, com a criação de estratégias eficazes para superá-las, demonstram um setor público dinâmico, que sabe se mobilizar e agir com eficácia nas mais diversas circunstâncias”, declarou Pedro Mello, secretário de Saúde.

AÇÕES – Para ampliar a cobertura vacinal da campanha na cidade, as Secretarias de Saúde e Educação firmaram parceria para promover a força-tarefa e percorrer as 89 unidades de educação municipal (escolas e creches) para imunizar crianças. A ação ocorreu entre os dias 24 e 31 de agosto e imunizou 1.708 crianças.Com a força-tarefa, a imunização atingiu 10% do público-alvo.

ESTADO – Segundo nota da Secretaria de Estado da Saúde, até o próximo dia 14, espera-se vacinar as 350 mil crianças contra as duas doenças e atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde. “Em SP, das 2,2 milhões de crianças inseridas no público alvo, mais de 1,8 milhão já foram imunizadas”, informou a pasta.

(Felipe Poleti)