Piracicaba já registra 1.860 casos positivos de dengue, informa VE

Secretaria de Saúde aguarda fi nalização de material para iniciar campanha de conscientização. (foto: Amanda Vieira/JP)

A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba registrou – até o último dia 9 – 1.860 casos positivos de dengue na cidade. A Secretaria de Saúde do município informou ontem – via assessoria de imprensa – que aguarda a finalização do material para dar início ao trabalho de conscientização sobre a importância de erradicação do mosquito Aedes aegypti junto à população.

O material inclui folders e cartazes. Com o lema “Quem cria o mosquito é você”, o PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes) vai intensificar as ações de conscientização envolvendo vários setores da sociedade apostando na informação. O programa decidiu apostar na educação, envolvendo as escolas municipais, estaduais e particulares, com palestras e distribuição de material informativo. O objetivo é minimizar o impacto de uma possível epidemia da doença também para 2020.

Para mobilizar a população, a campanha quer despertar nas pessoas a responsabilidade em manter a casa limpa e sem criadouros do mosquito. O objetivo, é adotar uma linguagem simples e de fácil acesso à maioria das pessoas. O trabalho se estenderá às igrejas, terminais de ônibus e um carro de som percorrerá os principais corredores comerciais da cidade com as informações claras e diretas.

A ideia é usar os canais para que a população absorva melhor as informações para uma mudança de postura” acrescentou explicando que a linguagem adotada será adequada para cada público. Paralelo ao trabalho de comunicação, as ações realizadas atualmente de visita casa a casa e busca ativa de casos seguem normalmente pelas agentes.