Piracicaba já vacinou 74% dos grupos prioritários contra a gripe

Vacinação segue em todos os postos até o fim do mês (Foto: Amanda Vieira/JP)

A 15 dias para o término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), a cidade de Piracicaba imunizou até o momento, 74% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do município, até o dia 11 de maio foram vacinadas 60.921 pessoas. A ação envolve profissionais de saúde, postos de saúde e mais pontos fixos distribuídos pela cidade em locais estratégicos de grande fluxo.

A campanha prossegue até o dia 31 de maio e a meta do Governo Federal para este ano é vacinar 82.307 pessoas na cidade. Todos os postos de saúde da Rede de Atenção Básica (exceto Crab Paulista) estão oferecendo a vacina.
Dentre os grupos prioritários com meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, receberam a dose 11.172 crianças de seis meses a menores de 6 anos, 1.838 gestantes, 375 puérperas, 5.563 trabalhadores da saúde, 1.624 professores das escolas públicas e privadas e 26.367 idosos.

Na opinião do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, é fundamental que as famílias compreendam a importância da vacina para o bem de toda a cidade, uma vez que o contágio se dá por via respiratória e por contato, o que facilita a disseminação do vírus nessa época do ano.

“Devemos ter uma atenção especial aos grupos prioritários, mas o estímulo para que a vacinação abranja o público-alvo esperado deve ser de todos: pais, mães, tios, avós, amigos. Porque somente com esta corrente proativa em favor da imunização conseguiremos evitar problemas mais graves, que podem levar à morte”, explicou.

Beto Silva