Piracicaba tem postes no meio de avenidas e rua

poste Problema é alvo de reclamação de moradores dos bairros Santa Rita e Morumbi. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A existência de três postes de energia elétrica no meio de duas avenidas e de uma rua em Piracicaba chama atenção dos motoristas. O flagrante foi registrado ontem pela reportagem do Jornal de Piracicaba. No bairro Santa Rita, onde a prefeitura concluiu na semana passada a derrubada de muros que circundavam o núcleo habitacional, foram verificados dois postes de iluminação no entroncamento das avenidas dos Concepcionistas com a Antônio Elias. Os dois postes possuíam sinalização de alerta aos motoristas. Já no Morumbi, o problema foi verificado na rua Gonçalves Dias, um dos principais acessos à avenida Profº Alberto Vollet Sachs. Por estarem em obras, as três vias não possuem ainda tráfego intenso de veículos.

A Prefeitura de Piracicaba e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foram procuradas, por meio das respectivas assessorias de imprensa, para comentarem o assunto. A administração municipal informou que no entroncamento entre as duas avenidas no Santa Rita, trata-se de um poste que está em meio à via devido a abertura de rua na construção do loteamento Terras di Treviso. Segundo a assessoria, o loteador foi notificado “há um certo tempo”, orçou a retirada com a CPFL e efetuou o pagamento em 14 de novembro. A prefeitura aguarda a remoção.

Com relação ao bairro Morumbi, a assessoria informou que empresa contratada para a realizar a topografia para a obra de ligação da rua Gonçalves Dias com a avenida Alberto Vollet Sachs, não incluiu o poste no projeto, o que impediu a Prefeitura de pedir a remoção antecipada à CPFL. O pedido foi feito e será aguardada a remoção.

A CPFL informou que não instala postes em frente a garagens ou no leito carroçável de ruas e avenidas. Segundo a empresa, o traçado dos postes da rede de distribuição de energia elétrica é feito de acordo com o projeto do loteamento do bairro, fornecido pelo Poder Público (prefeituras) ou pela empresa loteadora. O custo para seu deslocamento e taxas de empresas de telefonia e TV a cabo são de responsabilidade do solicitante público ou loteador. “No caso do poste localizado na Rua Gonçalves Dias, em Piracicaba, a distribuidora informa que recebeu o pedido da remoção no dia 7 de dezembro e que agora irá elaborar o projeto de obra e levantar os custos. Após o pagamento por parte da Prefeitura Municipal, a obra será executada. Com relação aos postes da avenida Antônio Elias, também em Piracicaba, a prefeitura efetuou o pagamento da obra e a substituição está programada para ser feita dia 8 de janeiro”, traz a nota.

(Beto Silva)