Piracicaba tem três deputados estaduais

deputados Alexander e Bebel nasceram em Ártemis;Roberto em Charqueada. ( Fotos: Amanda Vieira/ Claudinho Corradini/JP)

Piracicaba terá três deputados estaduais para representar a cidade pelos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa. Feito curioso foi a eleição de dois candidatos nascidos no distrito de Ártemis: Maria Izabel Azevedo Noronha, a professora Bebel (PT), e Alexander Muniz de Oliveira (PSD), o Alex de Madureira. Além de serem nascidos na mesma região, os dois compartilham a semelhança de terem sido eleitos com votos distribuídos por quase todo o Estado de São Paulo. Garantem que terão um olhar especial para lutar por políticas públicas para terra natal. O outro candidato eleito com domicílio eleitoral na cidade é Roberto Morais (PPS), reeleito para o sexto mandato consecutivo. O ponto negativo desta eleição para Piracicaba foi a perda de representatividade na Câmara Federal, uma vez que o deputado Antonio Carlos de Mendes Thame (PV) não foi reeleito.

Alex de Madureira teve 118.294 votos, distribuídos por todo o Estado. A principal base eleitoral dele são os fiéis da Igreja Assembleia de Deus Madureira. “Lógico que terei olhar especial para a cidade e para região onde nasci, cresci, estudei e me formei. É uma região próspera, mas que precisa muito de atenção para políticas públicas. A intenção é de me unir aos outros deputados eleitos por Piracicaba para fortalecer a atuação nessas áreas”.

A votação ampla de Bebel (87.196, a segunda mais votada do PT no Estado) deve-se ao fato de ela, que é presidente estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), ter como base eleitoral professores de todo o Estado e como bandeira de campanha “a defesa dos professores e a valorização da educação, com um olhar direto também para as demandas sociais”. Em Piracicaba, pretende aproximar-se da diretoria do XV de Novembro e atuar para fortalecer o Salão Internacional do Humor, que, no entendimento dela, perdeu força e está relegado ao segundo plano. Menciona essas duas áreas por entender que o esporte e a cultura são instrumentos importantes para a formação. Diz que vai lutar contra pedágio nas estradas da região e por bolsa de um salário mínimo para alunos do ensino médio em tempo integral.

O deputado estadual Roberto Morais (PPS) mostrou-se bastante grato pelos 63,4 mil votos que o conduziram à reeleição ao sexto mandato consecutivo, conquistada no último domingo. “Foi a eleição mais atípica dos últimos tempos e Piracicaba e região souberam diferenciar aqueles que trabalham e que têm serviços prestados. Sair vitorioso num processo eleitoral como esse representa para mim um sinal muito forte da confiança que a cidade e a região têm em mim”,disse. A prioridade de Morais para o mandato que se inicia em 2019 é a criação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba).

O prefeito Barjas Negri encaminhou nota ao Jornal de Piracicaba comentando o resultado da eleição. “Reduzir a representação política de Piracicaba na Câmara Federal não é um bom. Isso prejudica a articulação de Piracicaba com diversos órgãos federais. Lamentamos a não reeleição do deputado Mendes Thame que, durante muitos anos, representou e ajudou Piracicaba em Brasília, da mesma forma que lamentamos a não eleição de novos candidatos este ano.” O prefeito disse que, no plano federal, a população “votou contra a recessão do período 2014/2016”. Barjas afirmou que irá se reunir nesta hoje com as principais lideranças nacionais do PSDB para definir o posicionamento no segundo turno.

(Rodrigo Guadagnim)