Piracicabana é destaque em simpósio nacional

Projeto trabalhou autoestima de alunos do 1º ano do ensino médio. (Foto: Divulgação)

Com o tema “Autoconhecimento e autoestima no ambiente escolar”, o trabalho da professora Rita de Cássia Costa Moreira, da Escola Estadual Mello Ayres, foi selecionado como destaque no 4° Simpósio Nacional de Educação e Saúde, que aconteceu na última sexta-feira (8), na cidade de Barretos.

O objetivo do trabalho foi promover o autoconhecimento, o encontro com o próximo e o desenvolvimento da autoestima por meio de oficinas com proposta de ações individuais e coletivas.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do 1° ano do ensino médio por meio de seis oficinas, sendo uma por semana e teve como suporte o livro “Oficinas sobre Sexualidade e Gênero”, de Barbosa Fagundes (2007).

De acordo com Rita, a ideia de trabalhar com este tema surgiu após o curso de educação e saúde em que participou no Hospital de Amor de Barretos, onde os convidados desenvolveram projeto em sua escola que trabalhasse com sugestões para a saúde.

Escolhi e senti a necessidade de abordar o tema autoconhecimento e da autoestima por perceber que no dia a dia de muitos jovens dão sinais de muita ansiedade e depressão. E para mim, conhecer-se é um passo importante para encontrar o outro”, disse Rita.

Segundo a professora, os alunos se envolveram com a proposta do trabalho e se abriram entre eles e as conversas foram muito produtivas. “Tivemos momentos muito ricos e muito emocionais também. O resultado foi muito positivo”, afirmou a educadora.

Marcelo Uliana

[email protected]