Piracicabana Mariana Costa conquista o ouro com a Seleção de Handebol no Pan

Mariana participou da campanha perfeita da Seleção Brasileira, com cinco vitórias em cinco jogos (Foto: Divulgação)

A Seleção Brasileira de Handebol Feminino conquistou na última terça-feira (30), a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A piracicabana Mariana Costa, oriunda do trabalho de formação esportiva, por meio do PDB (Projeto Desporto de Base), esteve no elenco campeão no Peru. De quebra, o Brasil carimbou passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 após confirmar o título.

O Brasil venceu todos os seus jogos para confirmar a medalha de ouro. Na fase de grupos, passou por Cuba (29 a 20), Canadá (41 a 12) e Porto Rico (40 a 16). Na semifinal, a Seleção venceu os Estados Unidos por 34 a 9 e foi campeã ao derrotar a Argentina por 30 a 21. Esse é o sexto título seguida do Brasil na modalidade em Jogos Pan-americanos, sendo o sexto de forma consecutiva. A equipe foi campeã Toronto (2015), Guadalajara (2011), Rio de Janeiro (2007), Santo Domingo (2003) e Winnipeg (1999). Em seus últimos 34 jogos no Pan, a Seleção venceu 33, um aproveitamento de 97%.

Mariana iniciou na modalidade aos 10 anos e no decorrer do tempo foi crescendo e evoluindo a cada temporada. Em 2014, a piracicabana fez parte do elenco do Brasil que conquistou o título inédito do Mundial de Handebol Feminino. Recentemente, Mariana Costa assinou contrato com o Gloria Bistrița da Romênia, uma das ligas mais disputadas do mundo.

Mauro Adamoli