Piracicabano lança HQ do sertão nordestino

Lançamento do HQ de Vinícius Melo será nesta terça-feira (19), ás 18h30 (Foto: Rafael Bitencourt) Lançamento do HQ de Vinícius Melo será nesta terça-feira (19), ás 18h30 (Foto: Rafael Bitencourt)

Ambientada no final da década de 1920, durante o auge do cangaço, fenômeno que teve como cenário o sertão nordestino, a HQ (História em Quadrinhos) intitulada “Procissão”, de autoria do artista gráfico piracicabano Vinicius Velo, será lançada na próxima terça-feira, 19. As atividades acontecem a partir das 18h30, na loja A Guilda Colecionáveis, localizada na região central de Piracicaba. A entrada é gratuita e o material estará à venda na oportunidade.

O evento de lançamento terá bate-papo com o autor seguido de momento para aquisição do material, autógrafos e fotos. “Procissão”, foi contemplada pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no Concurso de Apoio a Projetos de Criação de História em Quadrinhos, em 2017. A produção da HQ ocorreu entre o ano de 2018 e início de 2019.

A história foi elaborada de forma lúdica, ao unir realidade, fantasia, referências da cultura pop e explorar temas como honra, honestidade, miséria, fé e violência, questões muito presentes durante o fenômeno do cangaço e que refletem na sociedade até os dias de hoje.

“Foi um conceito que eu desenvolvi quando eu queria participar de um concurso de arte e o tema era ‘guerreiro’. Pensei em fazer um guerreiro tipicamente brasileiro e o cangaço veio à minha cabeça. No mundo todo, não há nada esteticamente parecido e nem tão rico quanto o cangaceiro”, afirma Velo.

“Ao desenhar o personagem, criar as vestimentas, as cicatrizes e investigar quem ele era, um ciclo se fechou dentro de mim e a história em questão surgiu inteira na minha mente”, conta o autor.

ENREDO

O enredo da HQ aborda o desfecho de uma rixa de sangue entre duas famílias e está focado, principalmente, no personagem Procissão, cangaceiro contratado para dar um fim a essa guerra. O protagonista traz à tona seu universo particular por meio de sua visão crua e imparcial, que evidencia a natureza dupla e conflitante do interior nordestino.

SERVIÇO

Lançamento da HQ (História em Quadrinhos) intitulada “Procissão”, de Vinicius Velo, hoje (19), a partir das 18h30, na loja A Guilda Colecionáveis (rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 558, Piracicaba/SP). Entrada gratuita. A HQ estará à venda por R$ 30,00. Para mais informações (19) 3377-3441.

Da Redação